sicnot

Perfil

País

Catarina Martins manifesta todo o apoio a populações e bombeiros

A coordenadora do BE, Catarina Martins, manifestou hoje "todo o apoio às populações e bombeiros que lutam contra os incêndios", apelando ao compromisso para que estes heróis não sejam esquecidos "amanhã".

Numa mensagem publicada nas redes sociais Instagram, Twitter e Facebook, Catarina Martins recordou uma frase que ouviu há um ano de um bombeiro: "não queremos ser heróis. Só queremos que não nos esqueçam no dia seguinte, a ver se evitamos outro ano destes".

"Hoje todo o apoio às populações e bombeiros que lutam contra os incêndios. E o compromisso de não os esquecer amanhã", apela a coordenadora do BE.

Mais de 940 operacionais estão hoje à tarde a combater nove grandes fogos florestais no continente português, informa a Proteção Civil no seu 'site', ao mesmo tempo que, no Funchal (na ilha da Madeira) dezenas de bombeiros se debatem com vários focos de incêndio.

Desde as 18:00, o primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, estão no Comando Nacional da Proteção Civil, em Lisboa, para se inteirar da situação dos incêndios que estão a assolar o país.

Lusa

  • Europa num clima de tensão parecido ao dos anos que antecederam a 2.ª Guerra Mundial
    2:18

    Mundo

    O populismo e a demonização do outro estão a conduzir a Europa a um clima de tensão semelhante ao dos anos que antecederam a 2.ª Guerra mundial. A conclusão é do relatório anual da Amnistia internacional, que denuncia ainda que 2016 foi um ano de "implacável miséria e medo" para milhões de pessoas. Embalados pelo discurso do medo, vários governos recuaram nos direitos humanos.