sicnot

Perfil

País

Cerca de 35% dos fogos que fustigam o Alto Minho "têm mão humana"

O Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Norte, Paulo Esteves, afirmou esta terça-feira, em Viana do Castelo, que 35% dos incêndios florestais que fustigam o Alto Minho deflagraram à noite e "têm mão humana".

"É fácil de ver que há mão humana quando se reportam incêndios noturnos na ordem dos 30 a 35%. Termos seis focos no espaço de um quarto de hora, em quatro freguesias seguidas do concelho de Ponte de Lima, é um facto", referiu aquele responsável.

Paulo Esteves, que falava em conferência de imprensa no Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viana do Castelo adiantou que "o número de ignições" registadas nos últimos dias do Alto Minho "é que está na génese de tudo".

"Não fácil de compreender como é que algumas ignições acontecem a determinadas horas e em determinados locais. Só resulta uma conclusão, mão humana. A investigação não compete à Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), mas o que é certo é que há mão humana", frisou.

Para aquele responsável, "não são só as condições meteorológicas" que explicam as causas dos fogos e especificou: "Tivemos dias em que Porto, Braga e Viana do Castelo tiveram um número ignições elevadíssimo e tivemos um distrito, que me reservo de dizer qual para não acontecer outra coisa, com zero ignições e onde habitualmente as temperaturas são mais altas".

O Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Norte apelou "à população que agora ajuda os bombeiros a ter um comportamento responsável e adequado, no sentido de proteger a floresta", adiantando que o estado de alerta especial 'Laranja' está em vigor até dia 11 agosto às 20:00.

O comandante Operacional Distrital de Viana do Castelo, Armando Silva adiantou que "desde as meia-noites de hoje o distrito de Viana do Castelo registou 26 incêndios, 19 estão ainda em curso e 11 já se encontram dominados".

No terreno, no combate às chamas "estão envolvidos 639 operacionais apoiados por 189 viaturas, nove meios aéreos nacionais e um meio aéreo espanhol".

Os incêndios que "mais preocupam" as autoridades são os que fustigam os concelhos Monção, Ponte de Lima, Paredes de Coura, Arcos de Valdevez, Caminha e Viana do Castelo.

Já o presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil (CDPC), José Maria Costa, fez um reconhecimento público do "combate sem tréguas levado a cabo por operacionais e população, por considerar que a região "está, de facto, a travar uma guerra".

"É um enorme esforço que estas pessoas têm feito, com temperaturas de 40 a 42 graus, em situações de grande dificuldade, devido aos fumos. A capacidade de resistência e dedicação que têm tido neste combate, feito em condições muito difíceis face à orografia muito complicada da região", sublinhou o também autarca de Viana do Castelo.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.