sicnot

Perfil

País

Fogo em Gondomar "controlado" apesar do receio devido ao vento forte

O incêndio que ao longo de quarta-feira lavrou no concelho de Gondomar está "controlado, apesar do receio de que o vento forte possa reacender alguns pontos de fogo", indicou o presidente da câmara, Marco Martins.

Ao longo de todo o dia lavrou em Gondomar o incêndio considerado mais preocupante do distrito do Porto, no qual está ativo desde as 00:15 de segunda-feira o Plano Distrital de Emergência (PDE).

Cerca das 21:20 este incêndio - que teve três focos com várias frentes ativas em Foz do Sousa, Jovim e Valbom, resultando de um reacendimento de um fogo anterior em S. Pedro da Cova - deixou de figurar na área de "ocorrências importantes" da página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), mas no terreno os receios prendem-se com a intensidade do vento.

"A ocorrência deixou de ser considerada importante, mas o vento está a levantar imenso. Está controlado temporariamente porque o vento pode descontrolá-lo nas próximas horas", disse Marco Martins.

O autarca deu conta, em declarações à agência Lusa, de uma reunião de emergência do Centro de Coordenação Operacional Municipal que junta presidentes de junta, representantes dos corpos de bombeiros e elementos da PSP e GNR, entre outras entidades.

Em Gondomar está a ser definida a atuação do posto de comando que nas próximas 48 horas vai procurar evitar "prováveis novas ignições".

"O grande problema é que tem acontecido isso [reacendimentos]. O que sucedeu hoje [quarta-feira] foi exatamente uma reativação do incêndio de S. Pedro da Cova", indicou o presidente da câmara.

Questionado sobre zonas que neste momento despertam mais preocupação, apontou Foz do Sousa e Jovim.

Na sequência desta situação, A câmara de Gondomar decidiu cancelar todas as licenças para fogo-de-artifício.

O autarca também destacou o "grande esforço dos bombeiros" e uma "fantástica onda de solidariedade".

"A população vem trazer fruta, bebidas, barras energéticas. É uma onda solidária e de reconhecimento a quem está no terreno a demonstrar um empenho incansável", referiu o também presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, entidade que decidiu ativar no distrito, de forma inédita, o PDE.

Lusa

  • Germano Almeida vence Prémio Camões

    Cultura

    O escritor cabo-verdiano Germano Almeida é o vencedor do Prémio Camões 2018, foi esta segunda-feira anunciado, no Hotel Tivoli, em Lisboa, após reunião do júri.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Eis os novos heróis de Vila de Aves
    3:03
  • Desportivo das Aves fora da Liga Europa

    Desporto

    O Desportivo das Aves não vai à Liga Europa e o Sporting terá entrada direta na fase de grupos. Apesar da conquista da Taça de Portugal, a equipa avense não se licenciou em tempo útil para poder participar na prova da UEFA, apurou a SIC.

  • E agora, Sporting? Semana de decisões e incertezas
    2:53
  • "Para primeiro dia de pesca da sardinha, não foi mau"
    2:19
  • "Desfiliei-me do PS mas continuo socialista"
    1:29

    País

    José Sócrates garantiu este domingo que não atacará o PS e que continua a ser socialista. O antigo primeiro-ministro participou num almoço de apoio, em Lisboa, com cerca de 100 pessoas, a maioria anónimos.