sicnot

Perfil

País

Fogo em Gondomar "controlado" apesar do receio devido ao vento forte

O incêndio que ao longo de quarta-feira lavrou no concelho de Gondomar está "controlado, apesar do receio de que o vento forte possa reacender alguns pontos de fogo", indicou o presidente da câmara, Marco Martins.

Ao longo de todo o dia lavrou em Gondomar o incêndio considerado mais preocupante do distrito do Porto, no qual está ativo desde as 00:15 de segunda-feira o Plano Distrital de Emergência (PDE).

Cerca das 21:20 este incêndio - que teve três focos com várias frentes ativas em Foz do Sousa, Jovim e Valbom, resultando de um reacendimento de um fogo anterior em S. Pedro da Cova - deixou de figurar na área de "ocorrências importantes" da página da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), mas no terreno os receios prendem-se com a intensidade do vento.

"A ocorrência deixou de ser considerada importante, mas o vento está a levantar imenso. Está controlado temporariamente porque o vento pode descontrolá-lo nas próximas horas", disse Marco Martins.

O autarca deu conta, em declarações à agência Lusa, de uma reunião de emergência do Centro de Coordenação Operacional Municipal que junta presidentes de junta, representantes dos corpos de bombeiros e elementos da PSP e GNR, entre outras entidades.

Em Gondomar está a ser definida a atuação do posto de comando que nas próximas 48 horas vai procurar evitar "prováveis novas ignições".

"O grande problema é que tem acontecido isso [reacendimentos]. O que sucedeu hoje [quarta-feira] foi exatamente uma reativação do incêndio de S. Pedro da Cova", indicou o presidente da câmara.

Questionado sobre zonas que neste momento despertam mais preocupação, apontou Foz do Sousa e Jovim.

Na sequência desta situação, A câmara de Gondomar decidiu cancelar todas as licenças para fogo-de-artifício.

O autarca também destacou o "grande esforço dos bombeiros" e uma "fantástica onda de solidariedade".

"A população vem trazer fruta, bebidas, barras energéticas. É uma onda solidária e de reconhecimento a quem está no terreno a demonstrar um empenho incansável", referiu o também presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, entidade que decidiu ativar no distrito, de forma inédita, o PDE.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.