sicnot

Perfil

País

Médicos da USF em Gondomar voluntarizam-se para assistir bombeiros

Nove médicos e outros tantos enfermeiros da Unidade de Saúde Familiar (USF) dos Sete Caminhos, em Gondomar, disponibilizaram-se para ajudar os bombeiros que combatem o incêndio em São Pedro da Cova, naquele concelho.

Em declarações à Lusa, a coordenadora da USF, Maria João Marinho, explicou que a disponibilidade de "assistência de cuidados de saúde imediatos" resultou da "iniciativa individual" dos profissionais que trabalham naquela unidade.

"Esta unidade situa-se numa zona contígua ao local onde está a acontecer o incêndio, pelo que decidimos aderir", continuou a responsável, explicando ter esta disponibilidade de meios "sido previamente acordada com o responsável da Proteção Civil de Gondomar, Artur Monteiro".

"Estamos disponíveis tanto para fazer a assistência na USF como no local do incêndio", acrescentou a coordenadora que, até às 17h40, ainda não recebera "nenhum pedido de auxílio" das corporações envolvidas no combate às chamas.

Segundo Maria João Marinho, os funcionários daquela USF "compraram água e barras de cereais" que depois entregaram no local do incêndio para "primeiro auxílio aos bombeiros", seguindo a sugestão do responsável da Proteção Civil.

Apesar do horário de funcionamento da USF ser entre as 08h00 e as 20h00, a coordenadora informou a Lusa ter-se disponibilizado para "ajudar fora desse horário".

A página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, atualizada às 15:15, indica que estão no combate às chamas em Gondomar, distrito do Porto, 276 homens, auxiliados por 53 viaturas e um meio aéreo.

Lusa

  • Leão de Ouro de Souto de Moura faz "muito bem à alma" dos portugueses
    1:53
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos.

  • Na linha do triunfo
    16:49
  • Chamas do incêndio no Europa Park na Alemanha atingiram os 15 metros de altura
    0:57