sicnot

Perfil

País

Médicos da USF em Gondomar voluntarizam-se para assistir bombeiros

Nove médicos e outros tantos enfermeiros da Unidade de Saúde Familiar (USF) dos Sete Caminhos, em Gondomar, disponibilizaram-se para ajudar os bombeiros que combatem o incêndio em São Pedro da Cova, naquele concelho.

Em declarações à Lusa, a coordenadora da USF, Maria João Marinho, explicou que a disponibilidade de "assistência de cuidados de saúde imediatos" resultou da "iniciativa individual" dos profissionais que trabalham naquela unidade.

"Esta unidade situa-se numa zona contígua ao local onde está a acontecer o incêndio, pelo que decidimos aderir", continuou a responsável, explicando ter esta disponibilidade de meios "sido previamente acordada com o responsável da Proteção Civil de Gondomar, Artur Monteiro".

"Estamos disponíveis tanto para fazer a assistência na USF como no local do incêndio", acrescentou a coordenadora que, até às 17h40, ainda não recebera "nenhum pedido de auxílio" das corporações envolvidas no combate às chamas.

Segundo Maria João Marinho, os funcionários daquela USF "compraram água e barras de cereais" que depois entregaram no local do incêndio para "primeiro auxílio aos bombeiros", seguindo a sugestão do responsável da Proteção Civil.

Apesar do horário de funcionamento da USF ser entre as 08h00 e as 20h00, a coordenadora informou a Lusa ter-se disponibilizado para "ajudar fora desse horário".

A página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, atualizada às 15:15, indica que estão no combate às chamas em Gondomar, distrito do Porto, 276 homens, auxiliados por 53 viaturas e um meio aéreo.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.