sicnot

Perfil

País

PR anuncia visita mais prolongada à Madeira para mostrar que "a vida continua"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que pretende regressar à Madeira no final de agosto para "mostrar que a vida continua" depois dos incêndios que fustigaram a ilha.

"Eu tenciono vir cá daqui até ao final do mês de agosto para mostrar que, verdadeiramente, não há razão nenhuma para quem tencionava vir para à Madeira deixe de vir", disse o chefe de Estado, no âmbito da deslocação que efetuou a esta região autónoma na sequência dos múltiplos fogos que assolaram a região desde segunda-feira e que já provocaram três mortos, a destruição de dezenas de imóveis e centenas de deslocados e desalojados.

Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou que está esta noite na Madeira, uma visita que esteve programada inicialmente apenas para deslocar-se às Ilhas Desertas e às Ilhas Selvagens, mas anunciou que ficará "mais tempo", numa demonstração que "a vida continua" e a "normalidade continua a ser a regra".

"O espírito de que é preciso olhar para o amanhã sem deixar de estar atento para a situação atual, mas começar a reconstruir", foi outro dos comentários feitos pelo Presidente da República sobre a situação da Madeira.

Lusa

  • "Fundo Florestal Permanente não pode servir para financiar a GNR"
    9:41

    País

    O arquiteto paisagista Henrique Pereira dos Santos foi o convidado da Edição da Noite da Sic Notícias, onde falou sobre os incêndios que estão a afetar o país. O arquiteto disse que é "fácil resolver um fogo à nascença" e defendeu que o que não é possível é resolver o problema dos fogos no país com "essa doutrina". Henrique dos Santos lembrou a falta de prevenção das pessoas. Falou ainda no Fundo Florestal Permanente e em como está a ser erradamente aplicado.

  • Incêndio em Castelo de Paiva ameaçou aldeia
    2:15

    País

    Castelo de Paiva, no distrito de Aveiro, juntou-se ao mapa negro dos incêndios. O fogo, que chegou a ameaçar uma aldeia, é agora sobretudo florestal. Contudo, poderá haver outras povoações em risco nas próximas horas.

  • Trabalhos no viaduto terminaram, mas trânsito continua condicionado em Alcântara
    1:23

    País

    Não há, para já, previsão para o restabelecimento da normalidade em Alcântara. Os trabalhos para colocar o viaduto de Alcântara na posição correta, depois do desvio registado num pilar, decorreram esta madrugada. O trânsito mantém-se por isso condicionado no sentido Cascais-Lisboa, como explicou o repórter da SIC, Paulo Varanda.

  • As vantagens de comprar online
    8:03
  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Marcelo reuniu-se com líderes europeus para falar do futuro da UE
    2:31

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa esteve esta quarta-feira em Bruxelas e participou numa homenagem às vítimas do atentado em Bruxelas, onde colocou uma coroa de flores junto ao monumento.O Presidente da República esteve também reunido com os líderes das principais instituições europeias para falar sobre o futuro da UE.