sicnot

Perfil

País

PR promulga decreto-lei sobre transição de docentes dos institutos politécnicos

O Presidente da República promulgou o decreto-lei que aprova uma série de regras complementares do processo de transição dos professores do ensino superior politécnico, embora considere que o diploma omite situações, anunciou o portal da Presidência.

O decreto-lei, aprovado pelo Governo a 28 de julho, alarga o prazo, até ao final de 2018, para os professores dos institutos superiores politécnicos concluírem o doutoramento, ao abrigo do regime transitório, indicou, na altura, à Lusa o ministro do Ensino Superior, Manuel Heitor.

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o diploma, "apesar de ficar substancialmente aquém do ideal, sobretudo por omissão de situações", mas "atendendo à componente legitimamente favorável aos docentes do ensino superior politécnico e às restrições financeiras vigentes".

Como condição para o alargamento do prazo para a conclusão do doutoramento dos docentes dos politécnicos, ficou estipulado que, enquanto estiverem congelados os aumentos salariais e as progressões na carreira na função pública, por força das restrições orçamentais, não há atualizações dos salários para os professores que concluam os doutoramentos e sejam, devido a isso, integrados, de forma automática, na carreira docente nas instituições em que lecionam.

A condição foi contestada pelo Sindicato Nacional do Ensino Superior.

O regime transitório foi criado para dar aos professores do ensino superior condições especiais para a conclusão dos doutoramentos e a obtenção do título de especialista, exigido desde o início do ano letivo de 2015-2016.

Decorria já um prolongamento do prazo inicial, que terminava em agosto de 2015.

Entre as condições previstas no regime estavam a isenção do pagamento de propinas e a dispensa da obrigatoriedade de dar aulas, mas sindicatos e professores acusaram as instituições de não terem cumprido a lei e de terem negado aos docentes abrangidos a possibilidade de concluírem e defenderem os doutoramentos.

Em julho, o ministro Manuel Heitor avançou, no parlamento, que serão cerca de 400 os docentes abrangidos pelo regime transitório com doutoramento por concluir.

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.