sicnot

Perfil

País

Berardo oferece receita das entradas no Jardim Tropical para ajudar desalojados

A Fundação Berardo vai entregar a receita das entradas no Jardim Tropical Monte Palace, no dia 15 de agosto, para ajuda aos desalojados dos incêndios que fustigaram a Madeira, disse esta sexta-feira o comendador Joe Berardo.

"Vamos dar todo o dinheiro [das entradas]. Pelo menos 12.500 euros. Se as entradas não atingirem este valor, este será na mesma o mínimo que a Fundação vai dar para ajuda", disse Joe Berardo à agência Lusa, sublinhando que as pessoas na região "são muito unidas" nos momentos de catástrofe.

O empresário deslocou-se hoje ao Jardim Tropical Monte Palace, na freguesia do Monte, Funchal, onde está sediada a Fundação, para fazer um ponto da situação após os incêndios que lavraram entre segunda e quarta-feira naquela zona.

Joe Berardo lembrou que "tudo à volta ardeu", mas suspirou de alívio por constatar que a quinta e os jardins não foram afetados pelo fogo, mas apenas pelo vento forte, que danificou parte da vegetação.

"Felizmente, investimos em água e estivemos sempre a regar [na noite de terça para quarta-feira]", explicou, realçando que é um "homem de fé" e, por isso, vai entregar a receita das entradas nos jardins à freguesia do Monte, uma das mais fustigadas pelos incêndios, que destruíram cerca de 60 casas e provocaram um ferido grave, atualmente internado no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

A onda de destruição na freguesia motivou já o cancelamento do arraial de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Madeira, cuja solenidade religiosa se assinala precisamente no dia 15 de agosto e é uma das mais importantes da região autónoma.

No Monte Palace, cujos jardins albergam uma abundante coleção de plantas exóticas oriundas de todo o mundo, as mangueiras de incêndio continuam estendidas pelos quatro cantos, por prevenção.

"Houve uma altura [durante o incêndio] em que estávamos preocupados com a reserva de água e, agora, estamos a estudar a construção de mais um tanque", disse Joe Berardo, vincando que é preciso aproveitar a "tanta água" desperdiçada no inverno para garantir um verão seguro.

O comendador destacou também o empenho dos colaborares do Jardim Tropical Monte Palace, que se mantiveram toda a noite vigilantes e atentos ao evoluir das chamas.

Joe Berardo, que é natural da Madeira, salientou, por outro lado, que "o importante é recomeçar" e "aprender com o passado para corrigir o futuro", mais do que "deitar a culpa sempre em alguém", lembrando ainda que "a natureza tem forças que não compreendemos".

"É isso que eu tenho estado aqui a fazer. Quero fazer mais um tanque. Mas, para já, o que tenho de fazer é limpar. Tenho de ter isto sempre limpo", afirmou, lembrando que, se a quinta fosse destruída pelo fogo, perdiam-se 40 postos de trabalho.

O Jardim Tropical Monte Palace é um dos locais mais visitados por turistas no concelho do Funchal.

Lusa

  • Coutinho e Neymar salvam Brasil já na compensação

    Mundial 2018 / Brasil

    O Brasil venceu a Costa Rica por 2-0 numa partida a contar para a 2ª jornada do grupo E do Mundial da Rússia. Contas feitas, o Brasil sobe para o primeiro lugar do grupo, com 4 pontos, seguido da Sérvia com 3 pontos. A Suíça (1 ponto) e a Costa Rica (0 pontos) ocupam, assim, os últimos lugares da tabela.

  • O choro intenso de Neymar explicado pelo próprio
    0:51
  • Moutinho e Raphael Guerreiro de "baixa", Fonte disponível "para tocar bombo"
    1:52
  • Mulher morre após ser mandada para casa pelo Centro Hospitalar do Oeste
    2:23

    País

    Uma mulher morreu depois de ter tido alta no Centro Hospitalar do Oeste. Há fortes suspeitas que tenha sido vítima de um diagnóstico mal feito por uma empresa de telemedicina. O Bastonário da Ordem dos Médicos quer avaliar todos os contratos do Estado com serviços de telemedicina e impedir que as empresas e os hospitais fujam às responsabilidades. Até agora ninguém foi responsabilizado, a família apresentou várias queixas e Entidade Reguladora da Saúde abriu um inquérito.

  • Antigo campeão nacional de Ori-BTT, de 19 anos, morreu em colisão com carro
    1:42

    País

    Um ciclista de 19 anos morreu e o pai ficou gravemente ferido, numa colisão com uma viatura que fazia uma inversão de marcha, em Loulé, na quarta-feira. Quando o acidente aconteceu, o jovem estava a treinar para um campeonato na Hungria, onde ia participar dentro de poucos dias. Duarte Lourenço, que chegou a ser campeão nacional de Ori-BTT, pertencia ao escalão de Juniores, devido à sua idade, mas por vontade própria fazia escalão Sénior.