sicnot

Perfil

País

PCP exige ao Governo apoios para fazer face às consequências dos fogos

ARM\303\211NIO BELO

A deputada do PCP Carla Cruz anunciou que vai "exigir do Governo a atribuição de apoios" para fazer face às "perdas muito significativas" causadas incêndios florestais no concelho de Caminha, que visitou esta sexta-feira.

"Vamos levar este assunto à Assembleia da República, exigindo respostas e apoios do governo para o retomar de atividades que foram fortemente afetadas pelos incêndios dos últimos dias", afirmou a deputada no final de uma visita à freguesia de Riba d'Âncora, no concelho de Caminha.

Carla Cruz visitou um baldio existente naquela freguesia, "que cumpria todas as condições de prevenção contra incêndios, desde aceiros, caminhos e duas equipas de sapadores florestais e que foi "destruído" pelas chamas.

"Perdeu-se uma área florestal de baldio muito, muito significativa. O baldio tinha pinheiros e, dedicava à produção de resina, empregando 16 trabalhadores. Foi uma perda muito grande para a população local e para os compartes. O governo tem que dar respostas, através de apoios para o retomar desta atividade", sublinhou.

Carla Cruz acrescentou que a Câmara de Caminha "ainda não tem o balaço definitivo da área ardida, porque ainda há fogos que ainda não foram extintos mas o governo vai ter que socorrer as populações mais afetadas".

Realçou ainda "a importância do trabalho dos bombeiros que foram incansáveis na defesa das habitações das populações", destacando que "os meios no terreno foram muito, muito poucos para acudir à situação que concelho viveu nos últimos dias".

Lusa

  • Obrigada a vir dos EUA, de 3 em 3 semanas, para ver o filho
    2:00

    País

    O episódio de hoje de Vidas Suspensas envolve uma médica dentista norte-americana e um português. Um exemplo do que acontece a muitos portugueses que casam com estrangeiros: quando se divorciam, coloca-se a questão de saber para que país vão os filhos.

    Hoje na SIC

  • Encontrado corpo da criança que desapareceu na praia de São Torpes
    0:55

    País

    O corpo da criança que tinha desaparecido na praia São Torpes, concelho de Sines, foi encontrado esta manhã fora de água, nas rochas, a 1,5 quilómetros do sítio onde tinha desaparecido, no passado dia 21. O alerta foi dado por um popular à Polícia Marítima, cerca das 8h00.

  • Tubarão com 2,7 metros salta para dentro de barco e ataca pescador

    Mundo

    Um australiano foi atacado por um tubarão branco quando estava a pescar na sua embarcação, em Evan Heads, Nova Gales do Sul, na costa Este da Austrália. O animal, com cerca de 200 quilos e 2,7 metros de comprimento, saltou para dentro do barco, derrubou o pescador e mordeu-lhe no braço.

    SIC