sicnot

Perfil

País

PCP exige ao Governo apoios para fazer face às consequências dos fogos

ARM\303\211NIO BELO

A deputada do PCP Carla Cruz anunciou que vai "exigir do Governo a atribuição de apoios" para fazer face às "perdas muito significativas" causadas incêndios florestais no concelho de Caminha, que visitou esta sexta-feira.

"Vamos levar este assunto à Assembleia da República, exigindo respostas e apoios do governo para o retomar de atividades que foram fortemente afetadas pelos incêndios dos últimos dias", afirmou a deputada no final de uma visita à freguesia de Riba d'Âncora, no concelho de Caminha.

Carla Cruz visitou um baldio existente naquela freguesia, "que cumpria todas as condições de prevenção contra incêndios, desde aceiros, caminhos e duas equipas de sapadores florestais e que foi "destruído" pelas chamas.

"Perdeu-se uma área florestal de baldio muito, muito significativa. O baldio tinha pinheiros e, dedicava à produção de resina, empregando 16 trabalhadores. Foi uma perda muito grande para a população local e para os compartes. O governo tem que dar respostas, através de apoios para o retomar desta atividade", sublinhou.

Carla Cruz acrescentou que a Câmara de Caminha "ainda não tem o balaço definitivo da área ardida, porque ainda há fogos que ainda não foram extintos mas o governo vai ter que socorrer as populações mais afetadas".

Realçou ainda "a importância do trabalho dos bombeiros que foram incansáveis na defesa das habitações das populações", destacando que "os meios no terreno foram muito, muito poucos para acudir à situação que concelho viveu nos últimos dias".

Lusa

  • Vitória de Guimarães na Áustria em busca do apuramento na Liga Europa
    1:47
  • Árbitros recuam e vão apitar jogos do próximo fim de semana

    Desporto

    Os árbitros recuaram esta quarta-feira na intenção de não comparecer nos jogos do próximo fim de semana. Depois de na terça-feira a maioria dos juízes terem apresentado um pedido de dispensa dos jogos da 12.ª jornada do campeonato, esta quarta-feira adiaram a decisão após uma reunião com o Conselho de Arbitragem.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • Jorge Jesus e Ana Malhoa contra o consumo de sal
    1:21
  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.