sicnot

Perfil

País

Temperaturas descem, possibilidade de aguaceiros no norte e centro

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

As temperaturas deverão baixar e podem ocorrer aguaceiros no norte e centro, condições que permitirão levantar os avisos meteorológicos de calor, disse fonte do IPMA, acrescentando que o risco de incêndio poderá descer no litoral, na segunda-feira.

Na segunda-feira, "o risco ainda [vai] manter-se elevado nas regiões do interior centro, como alto Alentejo, e no litoral [vai] diminuir bastante", referiu.

As temperaturas "descem e os avisos emitidos terminam ao final do dia, não serão para prolongar", avança o IPMA.

Na informação meteorológica do IPMA, estão oito distritos de Portugal continental sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de temperaturas elevadas.

O vento tem estado fraco, havendo situações de moderado durante a tarde no litoral oeste, além de vento sudoeste na costa sul do Algarve, uma tendência que deverá manter-se.

Os próximos dias vão ter sempre alguma nebulosidade no litoral oeste, principalmente no norte e centro, e na segunda-feira volta uma situação de instabilidade nas regiões do interior, com aumento da nebulosidade e condições favoráveis a aguaceiros e trovoadas, em especial durante a tarde e nas regiões montanhosas do norte e centro.

Está prevista uma pequena descida da temperatura, quer da máxima, quer da mínima, embora esta tenha uma quebra mais acentuada.

Na terça-feira, o vento mantém as condições dos dias anteriores e regista-se "alguma nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã e para o final da tarde no norte".

Na quarta-feira, com a aproximação de uma superfície frontal fria, "nas regiões norte e centro temos mais nebulosidade no litoral, um céu muito nublado, e períodos de chuva ou aguaceiros, em geral fracos, a partir do início da manhã e em especial no litoral", avançou a fonte do IPMA.

Na temperatura, aparece uma pequena subida na mínima no litoral norte e centro, e uma pequena descida da máxima, enquanto no sul do país apenas é referida uma descida dos valores mais elevados.

Para quinta-feira, a tendência aponta para que possa ocorrer precipitação no final do dia, no Minho e Douro e litoral, "mas ainda há alguma incerteza".

Com Lusa

  • Risco máximo de incêndio em 23 concelhos

    País

    O risco de incêndio é hoje máximo em 23 concelhos de Portugal continental, principalmente no norte e centro do país, e muito elevado em cerca de uma centena de outros distribuídos por todo, segundo dados do IPMA.

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.