sicnot

Perfil

País

Temperaturas descem, possibilidade de aguaceiros no norte e centro

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

As temperaturas deverão baixar e podem ocorrer aguaceiros no norte e centro, condições que permitirão levantar os avisos meteorológicos de calor, disse fonte do IPMA, acrescentando que o risco de incêndio poderá descer no litoral, na segunda-feira.

Na segunda-feira, "o risco ainda [vai] manter-se elevado nas regiões do interior centro, como alto Alentejo, e no litoral [vai] diminuir bastante", referiu.

As temperaturas "descem e os avisos emitidos terminam ao final do dia, não serão para prolongar", avança o IPMA.

Na informação meteorológica do IPMA, estão oito distritos de Portugal continental sob 'Aviso Amarelo' devido à previsão de temperaturas elevadas.

O vento tem estado fraco, havendo situações de moderado durante a tarde no litoral oeste, além de vento sudoeste na costa sul do Algarve, uma tendência que deverá manter-se.

Os próximos dias vão ter sempre alguma nebulosidade no litoral oeste, principalmente no norte e centro, e na segunda-feira volta uma situação de instabilidade nas regiões do interior, com aumento da nebulosidade e condições favoráveis a aguaceiros e trovoadas, em especial durante a tarde e nas regiões montanhosas do norte e centro.

Está prevista uma pequena descida da temperatura, quer da máxima, quer da mínima, embora esta tenha uma quebra mais acentuada.

Na terça-feira, o vento mantém as condições dos dias anteriores e regista-se "alguma nebulosidade no litoral oeste até meio da manhã e para o final da tarde no norte".

Na quarta-feira, com a aproximação de uma superfície frontal fria, "nas regiões norte e centro temos mais nebulosidade no litoral, um céu muito nublado, e períodos de chuva ou aguaceiros, em geral fracos, a partir do início da manhã e em especial no litoral", avançou a fonte do IPMA.

Na temperatura, aparece uma pequena subida na mínima no litoral norte e centro, e uma pequena descida da máxima, enquanto no sul do país apenas é referida uma descida dos valores mais elevados.

Para quinta-feira, a tendência aponta para que possa ocorrer precipitação no final do dia, no Minho e Douro e litoral, "mas ainda há alguma incerteza".

Com Lusa

  • Risco máximo de incêndio em 23 concelhos

    País

    O risco de incêndio é hoje máximo em 23 concelhos de Portugal continental, principalmente no norte e centro do país, e muito elevado em cerca de uma centena de outros distribuídos por todo, segundo dados do IPMA.

  • Santana Lopes confirma buscas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
    1:26

    País

    Pedro Santana Lopes confirmou esta quarta-feira a realização de buscas por parte da polícia judiária à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. O provedor da Santa Casa disse aos jornalistas que o processo está relacionado com suspeitas em compras efetuadas pela Misericórdia, situação que há dois anos já tinha sido objeto de inquérito interno.

  • Oposição aproveita debate quinzenal para questões sobre a CGD
    2:35

    Caso CGD

    A oposição aproveitou o debate quinzenal para questionar o primeiro-ministro sobre a polémica em torno da Caixa Geral de Depósitos. O CDS exigiu provas de António Costa para afirmar que as contas do banco foram maquilhadas e o PSD perguntou ao primeiro-ministro se não estranha a demissão de António Domingues quando este apresentou a declaração de rendimentos.

  • Turismo da Madeira investe mais de 3 milhões de euros no programa de festas
    2:22

    País

    A Madeira já vive a época de Natal. O turismo da região investiu mais de 3 milhões de euros no programa de festas de Natal e Fim de Ano para atrair os turistas. Os residentes e também turistas aproveitam para desfrutar do ambiente mágico proporcionado pelas tradicionais iluminações à mistura com as decorações e gastronomia típicas da quadra.

  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.