sicnot

Perfil

País

"Ninguém vai às urgências fazer turismo"

Entrevista SIC Notícias

"Ninguém vai às urgências fazer turismo"

Quase metade das pulseiras atribuídas nas urgências dos hospitais em Lisboa são "pouco ou não urgentes". Só no primeiro semestre deste ano as idas às urgências aumentaram em mais 134 mil relativamente ao ano passado.

O bastonário da Ordem dos Médicos esteve na Edição da Noite da SIC Notícias para falar do assunto. José Manuel Silva garante que "ninguém vai às urgências fazer turismo", se as pessoas lá se deslçocam é porque necessitam e aquele é o local onde conseguem obter respostas.

O bastonário diz ainda que chamar falsas urgências aos "verdes e azuis" do sistema de triagem é uma qualificação arbitrária, e vai longe dizendo que quando usam esta designação os responsáveis políticos estão a "sacudir a água do capote" e a fugir às suas responsabilidades.

  • Falsas urgências em Lisboa aumentam
    1:42

    País

    Metade das urgências nos hospitais da grande Lisboa foram falsas e a explicação pode estar na falta de médicos de família. Só no primeiro semestre deste ano e segundo dados da Administração Ccentral de Sistemas de Saúde as idas às urgências aumentaram em mais 134 mil relativamente ao ano passado.

  • "Ataque terrorista" no centro de Barcelona

    Ataque em Barcelona

    Uma carrinha atropelou várias pessoas esta tarde em Barcelona, Espanha, na área turística de Las Ramblas. A polícia confirma oficialmente um morto e 32 feridos, mas outras fontes asseguram a existência de várias vítimas mortais. As autoridades falam de um "ataque terrorista" e revelaram a foto do suspeito.

    Direto

    SIC

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19