sicnot

Perfil

País

Quatro meios aéreos e 90 operacionais mobilizados para fogo em Vila Real

Quatro meios aéreos e quase 90 operacionais foram mobilizados para combater um incêndio que está a queimar pinhal em Vila Real e teve várias projeções devido ao vento, disse à agência Lusa o comandante operacional distrital.

Álvaro Ribeiro referiu ainda que um bombeiro, da corporação de Alijó, recebeu assistência hospitalar devido à inalação de fumos.

O alerta para o fogo foi dado às 15.18 na zona de Mateus em povoamento florestal, designadamente pinheiro bravo adulto, mas, segundo o responsável, devido à grande acumulação de material combustível, ao vento forte e ao declive, o incêndio propagou-se rapidamente.

Verificaram-se ainda várias projeções, algumas delas fizeram com que o incêndio passasse a Autoestrada 4 (A4), que ficou momentaneamente condicionada devido à proximidade do fogo e também para proteger os bombeiros que estavam a estabelecer os meios de combate a partir desta via.

Álvaro Ribeiro referiu que estão a ser empenhados meios terrestres e aéreos no sentido de conter o incêndio na zona de Tojais, Mouçós.

Pelas 18:00 estavam a operar dois aviões médios e um helicóptero pesado, estando-se à espera da chegada de um avião pesado Beriev. No terreno estavam quase 90 operacionais, apoiados por 22 viaturas.

"A todo o momento estão a chegar mais meios terrestres ao teatro de operações, provenientes do norte do distrito e também um grupo de reforço do Porto", referiu.

Lusa

  • 2,1%. As reações ao défice de 2016

    Economia

    O défice orçamental ficou mesmo nos 2,1% do PIB. Os partidos já reagiram àquele que é o valor mais baixo em democracia.

  • Comboios Alfa vão ter bancos com tomadas elétricas e wi-fi
    2:06
  • Novas imagens dos momentos após Khalid Masood ter embatido no muro do Parlamento britânico
    1:35
  • Nus e acorrentados em frente a Auschwitz

    Mundo

    Catorze pessoas com idades entre os 20 e os 27 anos despiram-se e acorrentaram-se em frente ao portão de Auschwitz, antigo campo de concetração nazi na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. Ninguém sabe ainda porquê.

  • Parlamento português pede demissão de Dijsselbloem

    País

    A Assembleia da República foi hoje unânime na condenação das polémicas declarações do presidente do Eurogrupo, mas recusou um ponto pela rejeição de diversos compromissos com a União Europeia (UE) exigida pelo PCP.

  • A coleção de gerigonças de Ana Catarina Mendes
    1:51
  • Probido fumar na praia? Não-fumadores aplaudem ideia
    1:33
  • Viaduto de Alcântara condicionado
    1:36

    País

    O viaduto de Alcântara, em Lisboa, continua com o trânsito condicionado mas apenas sobre o tabuleiro e no sentido Alcântara Terra - Alcântara Mar. A circulação só será reposta depois de uma nova vistoria, ainda sem data marcada.

  • Como se resolve a falta de espaço numa cidade chinesa?
    1:07