sicnot

Perfil

País

Quatro meios aéreos e 90 operacionais mobilizados para fogo em Vila Real

Quatro meios aéreos e quase 90 operacionais foram mobilizados para combater um incêndio que está a queimar pinhal em Vila Real e teve várias projeções devido ao vento, disse à agência Lusa o comandante operacional distrital.

Álvaro Ribeiro referiu ainda que um bombeiro, da corporação de Alijó, recebeu assistência hospitalar devido à inalação de fumos.

O alerta para o fogo foi dado às 15.18 na zona de Mateus em povoamento florestal, designadamente pinheiro bravo adulto, mas, segundo o responsável, devido à grande acumulação de material combustível, ao vento forte e ao declive, o incêndio propagou-se rapidamente.

Verificaram-se ainda várias projeções, algumas delas fizeram com que o incêndio passasse a Autoestrada 4 (A4), que ficou momentaneamente condicionada devido à proximidade do fogo e também para proteger os bombeiros que estavam a estabelecer os meios de combate a partir desta via.

Álvaro Ribeiro referiu que estão a ser empenhados meios terrestres e aéreos no sentido de conter o incêndio na zona de Tojais, Mouçós.

Pelas 18:00 estavam a operar dois aviões médios e um helicóptero pesado, estando-se à espera da chegada de um avião pesado Beriev. No terreno estavam quase 90 operacionais, apoiados por 22 viaturas.

"A todo o momento estão a chegar mais meios terrestres ao teatro de operações, provenientes do norte do distrito e também um grupo de reforço do Porto", referiu.

Lusa

  • Os (maus) hábitos do português ao volante
    1:31

    País

    Os condutores portugueses estão a usar cada vez mais o carro e cada vez menos os transportes públicos. Um inquérito apresentado esta terça-feira pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) mostra que quase metade admite falar ao telemóvel enquanto conduz e cerca de um quinto já adormeceu ao volante enquanto conduzia.

  • E os nomeados são... conhecidos hoje

    Cultura

    São, esta terça-feira, conhecidos os nomeados para os Óscares. O anúncio vai ser feito a partir de Los Angeles quando forem 13h00 em Lisboa e seguido em direto numa emissão especial da SIC Notícias.

    Aqui a partir das 13:00

  • Centeno promete avançar com reformas para a zona euro
    1:45

    Economia

    Mário Centeno liderou esta segunda-feira a primeira reunião do Eurogrupo. O ministro das Finanças português prometeu pôr mãos à obra para reformar a zona euro e, sem se comprometer com datas, deixou a porta entreaberta à entrada da Bulgária na zona euro.

  • "Shutdown" nos EUA chegou ao fim
    1:05
  • Papa pede perdão a vítimas de abusos por ter usado expressão "menos feliz"
    1:21

    Mundo

    No final da visita à América Latina, já no avião de regresso a Roma, o Papa Francisco pediu desculpa às vítimas de abusos sexuais no Chile. O líder da Igreja católica considerou que utilzou uma expressão menos "feliz" quando saiu em defesa do bispo Juan Barros, exigindo "provas" a quem o acusa de não ter agido.