sicnot

Perfil

País

Médicos de família para todas as crianças

A partir de 1 de setembro todas as crianças vão passar a ter médico de família à nascença. De acordo com o jornal Público, todos os recém-nascidos ficam automaticamente inscritos na lista de utentes do médico de família da mãe ou do pai.

A medida tinha sido prometida pelo anterior Governo mas só agora ficou regulamentada.

O despacho publicado na sexta-feira prevê ainda que caso nenhum dos pais tenha um médico de família atribuído, cabe ao centro de saúde mais próximo da instituição onde a criança nasceu proceder à inscrição da criança.

No início de julho, o Ministério da Saúde admitiu que havia ainda cerca de 1 milhão e 200 mil cidadãos sem médico de família e anunciou que tenciona reduzir esse número para metade até ao final do ano.

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC