sicnot

Perfil

País

Receitas da ADSE aumentaram 2,35% no 1.º semestre

A ADSE obteve receitas no valor de 303.156.322 euros no primeiro semestre de 2016, o que representa um crescimento de 2,35% face a 2015, apesar da redução de 1,29% no número de beneficiários titulares do sistema.

De acordo com o relatório da atividade do primeiro semestre deste ano da Direção-Geral de Proteção Social dos Trabalhadores em Funções Públicas (ADSE), as receitas desta estrutura de proteção dos funcionários públicos aumentaram 6,9 milhões de euros relativamente aos valores obtidos no mesmo período de 2015.

Segundo o documento, a que agência Lusa teve acesso, o acréscimo de receitas deve-se ao aumento dos descontos dos beneficiários titulares, que tiveram um aumento de 3,71%, em termos homólogos, o que corresponde a mais 10 milhões de euros.

Este acréscimo é justificado pelo início da reposição salarial na função pública e pela entrega dos descontos dos trabalhadores da Madeira.

As receitas provenientes da contribuição da entidade empregadora caíram 30% (724.722), dado que deixou de ser obrigatória em janeiro de 2015 e, por isso, as contribuições que persistem são relativas a acordos ainda em vigor.

Nos primeiros seis meses deste ano o número de beneficiários titulares era de 836.317, o que corresponde a um decréscimo de 1,29%, menos 10.964 contribuintes que no mesmo semestre do ano passado.

O número de beneficiários titulares da ADSE tem vindo a cair gradualmente desde 2012, ano em que eram 880.896.

No primeiro semestre de 2016, o desconto médio por trabalhador para a ADSE foi de 338 euros, quando a remuneração média mensal foi de 1.381 euros.

Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22