sicnot

Perfil

País

Trilhos do lince ibérico vão ser percorridos em Monchique e Silves

Lince libertado em dezembro de 2014 em Mértola.

Arquivo Lusa

Os concelhos de Monchique e Silves, no Algarve, vão receber a segunda edição do Trail do Lince, em que os participantes podem percorrer os trilhos do lince ibérico, ao mesmo tempo que apoiam a preservação deste felino.

A segunda edição do Trail do Lince decorre a 8 de outubro e vai contar com uma caminhada sem caráter competitivo de cerca de 12 quilómetros, de "cariz lúdico e familiar", um trail de 12 quilómetros, com um desnível acumulado de 800 metros, e um trail de cerca de 30 quilómetros, informou hoje a Câmara Municipal de Silves.

A caminhada e o trail curto realizam-se no concelho de Silves, sendo que o percurso maior será feito em Monchique, acrescentou.

O trail curto e a caminhada têm um custo individual de dez euros e o trail longo de 15 euros.

Além do preço do bilhete, é condição da participação "adotar" o lince ibérico, através da aquisição do peluche do World Wide Fund (WWF), que custa 19,99 euros, sendo que cinco euros são doados à Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e ao WWF.

O evento procura sensibilizar a população para a necessidade de preservação do lince ibérico em Portugal.

Em Portugal, os territórios de distribuição histórica da espécie são: Sítio de Rede Natura de Monchique, Sítio de Rede Natura do Caldeirão, Parque Natural do Vale do Guadiana, Sítio de Rede Natura de Moura/Barrancos e Parque Natural Serra da Malcata.

Segundo a autarquia de Silves, a iniciativa é organizada pela agência de marketing Fire! e pela Associação Algarve Trail Running e conta com a chancela da WWF e da Liga para a Proteção da Natureza.

Lusa

  • Confirmada ninhada de quatro linces nascidos em março no Vale do Guadiana

    País

    Não são dois nem três, mas sim quatro os linces filhos de Lagunilla, a fêmea de lince ibérico nascida em cativeiro em Espanha em 2013 e solta em Mértola em 2015. A confirmação foi dada agora pelo Instituto da conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que conseguiu fotografar mãe e crias. São agora 22 os linces ibéricos a viverem na natureza em Portugal.

  • Autarca garante que não houve "touros de fogo"

    País

    O presidente da Câmara de Benavente disse esta segunda-feira à Lusa que a atividade "touros de fogo" foi retirada do programa da Festa da Amizade depois de recebido um parecer desfavorável da Direção-Geral de Veterinária.

  • Presidente do Brasil formalmente acusado de corrupção

    Mundo

    O Procurador-Geral da República do Brasil apresentou na noite de segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal uma denúncia contra o Presidente Michel Temer e o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) pelo crime de corrupção passiva.

  • Reconquista de Mossul ao Daesh pode estar para breve
    1:27
  • Homem fala ao telefone com o filho que pensava estar morto

    Mundo

    Um norte-americano que tinha estado presente no funeral do filho recebeu, 11 dias depois, uma chamada telefónica de um homem que o pôs em contacto... com o filho que havia enterrado semana e meia antes. Tudo por causa de um erro do gabinete de medicina legal.