sicnot

Perfil

País

Trilhos do lince ibérico vão ser percorridos em Monchique e Silves

Lince libertado em dezembro de 2014 em Mértola.

Arquivo Lusa

Os concelhos de Monchique e Silves, no Algarve, vão receber a segunda edição do Trail do Lince, em que os participantes podem percorrer os trilhos do lince ibérico, ao mesmo tempo que apoiam a preservação deste felino.

A segunda edição do Trail do Lince decorre a 8 de outubro e vai contar com uma caminhada sem caráter competitivo de cerca de 12 quilómetros, de "cariz lúdico e familiar", um trail de 12 quilómetros, com um desnível acumulado de 800 metros, e um trail de cerca de 30 quilómetros, informou hoje a Câmara Municipal de Silves.

A caminhada e o trail curto realizam-se no concelho de Silves, sendo que o percurso maior será feito em Monchique, acrescentou.

O trail curto e a caminhada têm um custo individual de dez euros e o trail longo de 15 euros.

Além do preço do bilhete, é condição da participação "adotar" o lince ibérico, através da aquisição do peluche do World Wide Fund (WWF), que custa 19,99 euros, sendo que cinco euros são doados à Liga para a Proteção da Natureza (LPN) e ao WWF.

O evento procura sensibilizar a população para a necessidade de preservação do lince ibérico em Portugal.

Em Portugal, os territórios de distribuição histórica da espécie são: Sítio de Rede Natura de Monchique, Sítio de Rede Natura do Caldeirão, Parque Natural do Vale do Guadiana, Sítio de Rede Natura de Moura/Barrancos e Parque Natural Serra da Malcata.

Segundo a autarquia de Silves, a iniciativa é organizada pela agência de marketing Fire! e pela Associação Algarve Trail Running e conta com a chancela da WWF e da Liga para a Proteção da Natureza.

Lusa

  • Confirmada ninhada de quatro linces nascidos em março no Vale do Guadiana

    País

    Não são dois nem três, mas sim quatro os linces filhos de Lagunilla, a fêmea de lince ibérico nascida em cativeiro em Espanha em 2013 e solta em Mértola em 2015. A confirmação foi dada agora pelo Instituto da conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que conseguiu fotografar mãe e crias. São agora 22 os linces ibéricos a viverem na natureza em Portugal.

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.