sicnot

Perfil

País

Veleiro alemão desencalhado e rebocado para Peniche

​O veleiro "Tabaluga", que se encontrava encalhado na Praia da Alfarroba, foi rebocado hoje para o porto de Peniche, onde vai ficar ancorado.

"As manobras de remoção iniciaram-se às 23:00 de ontem [sexta-feira], com máquinas de empresas locais a fazerem remoção de areia, depois da preia-mar, para que na subida da maré pudesse entrar agua e a embarcação fosse rebocada", explicou à agência Lusa o Capitão do Porto de Peniche, Marco Serrano Augusto.

Depois de aproado ao mar o veleiro, com cerca de 15 metros e bandeira alemã, começou, às 09:30 a ser rebocado para o Porto de Peniche, onde o rebocador "Tinita" o deixou uma hora depois.

De acordo com o Capitão do Porto, o veleiro "vai ser sujeito a nova verificação da sua integridade" para que o seu tripulante, um homem de 72 anos, de nacionalidade alemã, "possa voltar a navegar".

O veleiro "Tabaluga" encalhou na manhã de sexta-feira na areia, a norte da praia da Alfarroba, na Baía de Peniche, tendo sido auxiliado por meios da Estação Salva-vidas do ISN de Peniche, o piquete do comando-local da Polícia Marítima de Peniche e os Bombeiros Voluntários de Peniche.

O velejador alemão abandonou pelos próprios meios a embarcação, com auxílio do pessoal do ISN e alguns surfistas, tendo sido assistido na praia pelos bombeiros e transportado para o hospital de Peniche, "bem de saúde, apenas com alguns sinais de hipotermia", afirmou na altura o comandante da capitania.

Segundo a capitania a estanquidade da embarcação esteve sempre está garantida, não tendo existido perigo de poluição ou riscos para a navegação de outras embarcações.

As causas do acidente estão ainda a ser apuradas.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC