sicnot

Perfil

País

Praias do estuário do Tejo ainda não estão aptas para banhos

​A Associação Nacional de Conservação da Natureza - Quercus afirma que, apesar do aumento da procura pelas praias do estuário do Tejo na margem sul, estas águas ainda não têm qualidade para serem aptas para banhos, podendo ser prejudiciais à saúde.

"Penso que sempre houve vontade e sempre houve pessoas que fizeram praia nestas zonas, apesar de a qualidade da água nunca ter estado em condições" adequadas às exigências legais, disse à agência Lusa a especialista Sandra Pereira, da Quercus.

Segundo a representante, "houve apenas um ano em que foi dada qualidade de água suficiente para ser uma zona balnear", isto na praia da Ponta dos Corvos, no Seixal, mas a atribuição feita em 2013 "foi retirada já no início deste ano porque a água não apresenta qualidade".

"É uma praia, mas não está apta para zona balnear", frisou, referindo que, mesmo sem a indústria pesada na região, continuam a existir descargas ilegais e problemas no saneamento.

"As pessoas acabam por estar a banhar-se em águas que estão infetadas por micro-organismos que são prejudiciais à nossa saúde, é uma questão de saúde pública", disse Sandra Pereira, defendendo a colocação de "placas com bastante definição do que está bem e do que está mal".

A representante notou também a necessidade de os municípios continuarem a monitorizar as águas, cuja qualidade deve ser melhorada, assim como "todas as infraestruturas na envolvente da praia".

"Não é só a água, é também a qualidade da areia, do espaço, as infraestruturas oferecidas, parque de estacionamento, zonas para as pessoas estarem", assinalou.

Para o concelho do Seixal, a atribuição, entretanto retirada, à praia da Ponta dos Corvos "foi uma novidade" que provocou "um crescendo de procura", contou à Lusa o presidente do município, Joaquim Santos (CDU).

No próximo mandato, o responsável quer dinamizar ainda mais a zona: "Pensamos que esta praia poderá constituir-se como um futuro centro de desportos náuticos, com um apoio em termos de um possível 'eco-resort'".

Em fase de licenciamento ambiental está já um hotel de luxo na reserva ecológica junto à praia, onde funcionava a Fábrica da Seca do Bacalhau, no âmbito da qual haverá "o mínimo de intrusão no solo", garantiu.

Também junto à praia dos Moinhos, em Alcochete, está a surgir um empreendimento turístico com hotel e aparthotel.

Segundo o vereador das Águas e Saneamento da Câmara de Alcochete, Jorge Giro (CDU), esta infraestrutura vai "permitir que essa lacuna que ainda existe seja colmatada".

"Nós temos muitos visitantes, mas não temos ainda muitos sítios onde as pessoas possam fazer turismo, pernoitar e estar aqui uma semana", apontou.

Recusando eventuais efeitos negativos do turismo, o autarca assegurou que "isto é uma coisa sustentada e devidamente controlada", já que não se pretende "descaracterizar Alcochete".

Por seu lado, o presidente do município da Moita, Rui Garcia (CDU), sustentou que "não é desejável" que sejam criadas infraestruturas na praia do Rosário, a única do concelho, por poderem colocar "em causa a sua própria sobrevivência".

"Como está, com este aspeto natural e com os serviços de apoio indispensáveis [bar, restaurante, posto de socorro, parque de merendas e estacionamento], pensamos que está bem", concluiu.

A estes três concelhos do distrito de Setúbal é comum a ambição de terem praias aptas para banhos.

Porém, segundo Sandra Pereira, "as zonas estuarinas ou de transição sofrem sempre influência do rio, do que se passa acima da foz, e sofrem também influência da orla costeira marítima, portanto é sempre um bocadinho mais difícil de se conseguir parâmetros mais estáveis".

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Cada vez mais pessoas viajam no Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Mundo tornou-se "mais sombrio e mais instável" em 2016

    Mundo

    O mundo tornou-se em 2016 "um local mais sombrio e mais instável", devido ao agravamento de conflitos como a Síria e dos "discursos do ódio" na Europa e Estados Unidos, considerou hoje a Amnistia Internacional no seu relatório anual.

  • Semáforos no chão para os mais distraídos

    Mundo

    Na cidade holandesa de Bodegraven, está a ser testado um sistema de semáforos para quem usa o telemóvel na rua. Estes semáforos têm a forma de faixas, que são colocadas no chão, e a luz muda de cor consoante o trânsito, tal como os semáforos já existentes.

    André de Jesus

  • Carro "desgovernado" entra em loja e atropela cliente

    Mundo

    O cliente de um mini-mercado no condado de Bronx, em Nova Iorque, sobreviveu de forma incrível ao impacto de um automóvel que entrou loja adentro. Apesar da violência das imagens, o homem sobreviveu e conseguiu mesmo sair da loja pelo próprio pé até ser transportado para o hospital.

  • Bilhete de desculpas valeu uma bolsa de estudo

    Mundo

    Um jovem chinês ganhou uma bolsa de estudos no valor de 10 mil yuan (cerca de 1.380 euros), depois de danificar acidentalmente um carro de luxo. Isto, porque após os estragos, o jovem deixou um bilhete de desculpas ao dono, assim como todo o dinheiro que tinha com ele, como compensação.

  • Pulseira deixa sentir os movimentos do bebé ainda na barriga da mãe

    Mundo

    A pulseira Fibo permite que os futuros pais (ou mães) consigam sentir os seus filhos a dar pontapés ainda na barriga da mãe. Desenvolvida por um designer de joias da Dinamarca, a pulseira vai transmitir os movimentos do bebé no útero, de modo a que os pais possam partilhar essa experiência da gravidez.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.