sicnot

Perfil

País

Sismo de 4,0 na escala de Richter sentido nos Açores

Um sismo que atingiu os 4,0 na escala de Richter foi sentido e registado esta madrugada nas estações da Rede Sísmica do Arquipélago dos Açores pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em comunicado, o IPMA explica que o abalo, até ao momento, "não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) em Flamengos e Horta na Ilha do Faial".

De acordo com o instituto, o epicentro do sismo registado pelas 04:35 localizou-se a cerca de 30 km a Oeste do Capelo (Faial).

A escala de Richter, que mede a magnitude dos sismos, vai até ao valor 10. Um abalo de 4,0 é considerado ligeiro, de acordo com esta escala.

Segundo o IPMA, a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes.

Lusa

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    País

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.