sicnot

Perfil

País

Detido em Abrantes suspeito de crime de incêndio florestal

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem de 40 anos em Areias, Alvega, no concelho de Abrantes, por estar "fortemente indiciado pela prática de um crime de incêndio florestal".

Em comunicado, a PJ de Leiria refere que o detido, "movido por alegado incómodo decorrente da insistência de vizinhos para que procedesse à desmatação e limpeza de área florestal de que é proprietário, agindo com premeditação, optou por atear um incêndio no próprio local", na noite de terça-feira, 30 de agosto.

Na ocasião, pode ler-se na mesma nota, o suspeito, servente de pedreiro de profissão, foi sujeito a teste de alcoolemia, tendo acusado uma taxa elevada de álcool no sangue.

O detido irá ser presente às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas, acrescenta a mesma nota, tendo a PJ feito notar que este ano "já identificou e deteve 58 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal".

A PJ, que refere ter atuado através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, com a colaboração da GNR, dá ainda conta de que "a rápida deteção do foco de incêndio pela vizinhança, já alertada do antecedente, e a pronta intervenção de populares e bombeiros, evitou a sua propagação à área adjacente, urbana e florestal, com perigo para pessoas e bens patrimoniais alheios de valor elevado".

Lusa

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.