sicnot

Perfil

País

Proteção Civil alerta para risco de incêndio em "níveis muito elevado a máximo"

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou esta sexta-feira para o risco de incêndio, em "níveis muito elevado a máximo", para os próximos dias, nas regiões do norte, centro interior e Algarve, devido ao tempo quente e seco.

O aviso à população da ANPC surge após o contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que prevê, para os próximos dias, temperatura máxima entre 34 e 40 graus, além dos valores da temperatura mínima superiores a 24 graus.

O vento vai soprar moderado e a humanidade relativa vai ser inferior a 30 por cento, até sábado, nas regiões do norte e centro interior e com valores inferiores a 20 por cento a partir de domingo, sendo as noites quentes e secas.

A Proteção Civil adianta que, a partir de domingo, é expectável um agravamento gradual das condições meteorológicas até terça-feira.

Em comunicado, a ANPC refere que os índices de risco de incêndio vão estar em "níveis muito elevado a máximo" nas regiões do norte, centro interior e do Algarve.

A ANPC realça que a eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais são os efeitos expectáveis do tempo quente e seco e vento moderado.

A Proteção Civil sublinha que não é permitido, em todos os espaços rurais, realizar queimadas, nem fogueiras, utilizar equipamentos de queima e de combustão, queimar matos cortados, lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes e fumar ou fazer lume nos espaços florestais.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.