sicnot

Perfil

País

Mais de 80 bombeiros combatem incêndio em Valongo próximo de habitações

Mais de 80 operacionais estão a combater um incêndio de grandes dimensões em Valongo, com uma das frentes a dirigir-se a uma zona habitacional, disse à Lusa fonte dos bombeiros no local.

Ao início da tarde os bombeiros de Valongo foram alertados para seis incêndios simultâneos, dois dos quais acabaram por se fundir na zona de Paço, lugar onde está montado o posto de comando.

Uma das frentes do incêndio chegou mesmo a aproximar-se de algumas habitações, tendo ardido apenas um anexo, estando essa situação já controlada.

Pelas 18:15 encontravam-se no local 81 operacionais das corporações de Valongo, Ermesinde, Areosa, Gondomar, Lordelo, Baltar, Rebordosa e Leça do Balio, apoiados por 21 veículos.

"Os acessos difíceis estão a dificultar o combate às chamas", relatou um dos operacionais no posto de comando, segundo o qual uma das frentes está a dirigir-se para um bairro social em Valongo e outra aproxima-se de uma zona industrial.

Junto à zona habitacional foi já preparado um perímetro de combate às chamas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registava, às 18:38, 68 ocorrências ativas, que mobilizavam um total 1.101 operacionais, apoiados por 322 viaturas e 16 meios aéreos, sendo o incêndio no concelho de Valongo o único sob a designação de "ocorrências importantes".

Lusa

  • Incêndio em Ribeira de Pena dominado esta manhã
    1:45

    País

    O incêndio de Ribeira de Pena foi dominado ao início da manhã. O fogo começou na quinta-feira à noite numa zona de difíceis acessos na serra do Alvão e mobilizou 120 operacionais. Durante o combate, dois bombeiros ficaram feridos, sem gravidade.

  • Mais de 100 bombeiros no combate às chamas em Ribeira de Pena
    0:29

    País

    Mais de 100 bombeiros continuam a combater o incêndio em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real. Esta é, esta manhã, a operação mais preocupante para a proteção civil. O fogo começou na quinta-feira e o combate às chamas tem sido dificultado pelos acessos complicados e pelo declive acentuado. O comandante da Proteção Civil de Vila Real afirmava ontem que estava intrigado com a origem dos focos de incêndio, que deflagraram durante a noite.

  • Mais de 2 mil bombeiros combatem as chamas esta manhã

    País

    Mais de 2 mil bombeiros combatem esta manhã os incêndios em Portugal continental. Os dois fogos de maiores dimensões lavram nos distritos de Santarém e Castelo Branco, de acordo com o site Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

    Em atualização

  • Incêndios causaram 76 feridos no espaço de uma semana
    0:34

    País

    No espaço de uma semana, 76 pessoas ficaram feridas, incluindo seis com gravidade, durante os incêndios florestais. Na conferência de imprensa desta tarde, a Proteção Civil explicou que há cinco planos municipais de emergência ativos por causa das chamas.

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.