sicnot

Perfil

País

Mais de 80 bombeiros combatem incêndio em Valongo próximo de habitações

Mais de 80 operacionais estão a combater um incêndio de grandes dimensões em Valongo, com uma das frentes a dirigir-se a uma zona habitacional, disse à Lusa fonte dos bombeiros no local.

Ao início da tarde os bombeiros de Valongo foram alertados para seis incêndios simultâneos, dois dos quais acabaram por se fundir na zona de Paço, lugar onde está montado o posto de comando.

Uma das frentes do incêndio chegou mesmo a aproximar-se de algumas habitações, tendo ardido apenas um anexo, estando essa situação já controlada.

Pelas 18:15 encontravam-se no local 81 operacionais das corporações de Valongo, Ermesinde, Areosa, Gondomar, Lordelo, Baltar, Rebordosa e Leça do Balio, apoiados por 21 veículos.

"Os acessos difíceis estão a dificultar o combate às chamas", relatou um dos operacionais no posto de comando, segundo o qual uma das frentes está a dirigir-se para um bairro social em Valongo e outra aproxima-se de uma zona industrial.

Junto à zona habitacional foi já preparado um perímetro de combate às chamas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil registava, às 18:38, 68 ocorrências ativas, que mobilizavam um total 1.101 operacionais, apoiados por 322 viaturas e 16 meios aéreos, sendo o incêndio no concelho de Valongo o único sob a designação de "ocorrências importantes".

Lusa

  • Incêndio em Ribeira de Pena dominado esta manhã
    1:45

    País

    O incêndio de Ribeira de Pena foi dominado ao início da manhã. O fogo começou na quinta-feira à noite numa zona de difíceis acessos na serra do Alvão e mobilizou 120 operacionais. Durante o combate, dois bombeiros ficaram feridos, sem gravidade.

  • Mais de 100 bombeiros no combate às chamas em Ribeira de Pena
    0:29

    País

    Mais de 100 bombeiros continuam a combater o incêndio em Ribeira de Pena, no distrito de Vila Real. Esta é, esta manhã, a operação mais preocupante para a proteção civil. O fogo começou na quinta-feira e o combate às chamas tem sido dificultado pelos acessos complicados e pelo declive acentuado. O comandante da Proteção Civil de Vila Real afirmava ontem que estava intrigado com a origem dos focos de incêndio, que deflagraram durante a noite.

  • O fim do julgamento do caso BPN, seis anos depois
    2:26

    País

    O antigo presidente do BPN José Oliveira Costa tentou adiar o fim do julgamento principal do caso com um recurso para o Tribunal Constitucional. Apesar disso, a leitura do acórdão continua marcada para esta quarta-feira, quase seis anos e meio depois de os 15 arguidos se terem sentado pela primeira vez no banco dos réus.

  • José Oliveira Costa, o rosto do buraco financeiro do BPN
    3:04

    País

    José Oliveira Costa foi o homem forte do BPN durante 10 anos e tornou-se o rosto do gigantesco buraco financeiro. Manteve-se em silêncio durante todo o julgamento, mas falou aos deputados da comissão de inquérito, para negar qualquer envolvimento no escândalo que fez ruir o BPN.

  • Saída do Procedimento por Défice Excessivo marca debate no Parlamento
    1:40
  • Filhos tentam anular casamento de pai de 101 anos

    País

    O casamento de um homem de 101 anos com uma mulher com metade da idade, em Bragança, está a ser contestado judicialmente pelos filhos do idoso, que acusam aquela que era empregada da família de querer ser herdeira.