sicnot

Perfil

País

Setenta burros de raça mirandesa em certame de valorização da espécie

Cerca de 70 burros de raça mirandesa participam na terça-feira no Concurso Regional de Raça Asinina de Miranda do Douro, avançou esta segunda-feira a organização do evento, liderada pela Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino

Em declarações à agência Lusa, Miguel Nóvoa, secretário técnico da raça, disse que a iniciativa tem por objetivo avaliar a evolução e estado atual da raça asinina de Miranda e os progressos que se têm verificado no seu desenvolvimento genético.

Em todo o país estão registadas cerca de 800 fêmeas reprodutoras e cerca de meia centena de machos reprodutores.

Para o técnico, outro dos objetivos do concurso é o de proporcionar aos criadores a oportunidade de mostrarem o esforço que vêm desenvolvendo na seleção e valorização deste património genético "único".

"O despovoamento das aldeias e a mecanização da agricultura, que tanto alteraram a paisagem social do Planalto Mirandês a partir de meados do século passado, levaram à desativação desta feira durante alguns anos. Agora, é preciso dar-lhe um novo fôlego", frisou Miguel Nóvoa.

A AEPGA, enquanto entidade promotora do certame, propôs-se por isso revitalizá-lo e fazer dele "um evento-chave" para a valorização do Burro de Miranda, acrescentou.

O Concurso Regional da Raça Asinina de Miranda de terça-feira está marcado para recinto do Santuário da Nossa Senhora do Naso, no concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança, conta com a colaboração do município de Miranda do Douro e a orientação técnica da Direção Geral de Alimentação e Veterinária.

"Procura-se, simultaneamente, estimular os criadores para a produção de animais que, pelas suas características, bem-estar e qualidade de vida, possam contribuir para a promoção e dignificação desta raça, não só enquanto património genético, mas também enquanto património cultural", acrescentou Miguel Nóvoa.

Só se conseguem bons resultados no rejuvenescimento da população desta raça autóctone, que pode viver cerca de 40 anos, com o trabalho de longo prazo.

Lusa

  • "Já só lhes resta uma coisa: bisbilhotar comunicações privadas"
    2:57

    Caso CGD

    O primeiro-ministro diz que o PSD atingiu o grau zero da política, quando chegou à "bisbilhotice" de querer ver as mensagens trocadas entre o ministro das Finanças e António Domingues. A polémica da Caixa Geral de Depósitos voltou a marcar o debate quinzenal, com António Costa a garantir que nunca esteve em causa a entrega de declarações da administração. Já o PSD e o CDS a acusaram o Governo de violar as regras da transparência e de oprimir os direitos da oposição.

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • Técnica de defesa contra aperto de mão de Donald Trump
    1:39
  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.

  • Vestidos da princesa Diana em exposição
    1:29

    Mundo

    As roupas mais emblemáticas da princesa Diana vão estar em exposição no Palácio de Kensington, em Londres, a partir de sexta-feira. O objetivo é mostrar a evolução do estilo da princesa de Gales, considerada um dos maiores ícones de moda de sempre.