sicnot

Perfil

País

Número de sismos sentidos nos Açores acima do habitual

© David Moir / Reuters

A presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), Teresa Ferreira, disse hoje que o número de sismos sentidos na região na última quinzena está acima do que é habitual, mas "é expectável que aconteça".

Desde a última quinzena de agosto, vários sismos têm sido sentidos pela população, nomeadamente nas ilhas do Faial e Terceira, do grupo central, e São Miguel, no grupo oriental do arquipélago.

A presidente do CIVISA explicou que, "como é do conhecimento, o arquipélago dos Açores, principalmente as ilhas dos grupos central e oriental, situam-se numa estrutura geológica que define a fronteira entre as placas eurasiática e africana", onde "se vão acumulando tensões devido à movimentação diferencial que existe entre estas duas placas".

"A adicionar a este comportamento geológico, na região temos processos magmáticos que são responsáveis, de tempos a tempos, por erupções vulcânicas no arquipélago", referiu.

Segundo Teresa Ferreira, "tem-se assistido, a partir de julho, a um aumento da sismicidade que é fruto da interação destes dois processos geológicos referidos".

"E, desde o final do mês de agosto, assistiu-se a um incremento no número de eventos que, quando têm uma magnitude um pouco superior ou se situam mais próximo de zonas habitadas, acabam por ser sentidos pela população", declarou.

Teresa Ferreira exemplificou que a oeste da ilha do Faial "dois eventos foram sentidos porque tiveram uma magnitude um pouco superior ao normal", enquanto na Terceira e São Miguel, apesar da magnitude baixa, "os epicentros dos sismos ocorreram a escassos quilómetros do litoral", respetivamente na Praia da Vitória e Povoação.

"Mas registamos, ao longo do dia, sismos de idêntica magnitude, mas cujos epicentros são mais distantes do litoral e a população não os sente", declarou.

Sobre o sismo de segunda-feira, com magnitude 3,2 na escala de Richter sentido no concelho de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, a responsável esclareceu que teve origem na Fossa Hirondelle, uma depressão submarina situada entre São Miguel e Terceira, zona onde se regista frequentemente sismicidade.

"Este incremento da atividade sísmica é um processo natural de libertação de energia que não é regular no tempo e estamos a atravessar um período de ligeiro aumento dessa libertação de energia", adiantou a responsável.

Teresa Ferreira salientou que "os incrementos de sismicidade que se têm verificado nas várias zonas do arquipélago dos Açores têm sido comunicados à Proteção Civil e, por sua vez, à população, mantendo o CIVISA o acompanhamento permanente desta situação, dado que se trata de uma região que é ativa do ponto de visto sísmico e vulcânico".

  • Primeiro-ministro holandês liga a Costa para explicar palavras de Dijsselbloem
    2:23

    País

    António Costa pediu que Djisselbloem desaparecesse da Presidência do Eurogrupo. Após esta tomada de posição, o primeiro-ministro holandês ligou para Costa na semana passada a dar explicações. Contudo, o primeiro-ministro português não recua e volta a dizer que Dijsselbloem não tem condições para continuar, na sequência das declarações sobre copos e mulheres. Os eurodeputados do Partido Popular Europeu reforçaram também esta terça-feira o pedido de demissão.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho

  • Incêndio num estádio em Xangai destrói parte da bancada

    Mundo

    O Estádio Hongkou da equipa chinesa Shanghai Shenhua foi atingido esta terça-feira por um incêndio que acabou por danificar parte da bancada e algumas salas no interior da infraestrutura. Para o local, foi enviada uma equipa de bombeiros que conseguiu controlar as chamas.