sicnot

Perfil

País

Militar transferido para Curry Cabral espera transplante hepático

O militar do curso dos Comandos que foi transferido do Barreiro para o Hospital Curry Cabral encontra-se em lista de espera para receber um transplante hepático, informou esta quinta-feira o porta-voz do Exército.

Relativamente aos militares do 127.º curso dos Comandos que foram internados, o Exército precisa que o soldado Dylan Araújo da Silva mantém-se internado no Hospital Curry Cabral e que, apesar da "melhoria progressiva do ponto de vista global, mantém comprometimento da função hepática, sem aparente compromisso neurológico".

"Encontra-se em lista de espera para eventual processo de transplante hepático", indicou o porta-voz, Vicente Pereira.

Na sequência de um treino dos Comandos, um militar morreu devido a "um golpe de calor" e diversos outros receberam assistência hospitalar, estando ainda internados cinco: um no Curry Cabral, três no Hospital das Forças Armadas e outro no Hospital da Cruz Vermelha.

Depois destes incidentes, o ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, anunciou esta quinta-feira a suspensão ds cursos de Comandos do Exército até ao final do inquérito à morte do militar Hugo Abreu

Azeredo Lopes tinha já tinha admitido à Lusa a possibilidade de intervir após a conclusão das duas investigações em curso.

O Exército explica na nota enviada que três militares se mantêm internados no Hospital das Forças Armadas, dois no Serviço de Medicina, aguardando alta clínica, com indicação para convalescer na unidade, e um na Unidade de Tratamentos Intensivos, o qual se mantém "estável, sem agravamento clínico e analítico".

O militar internado Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa aguarda, por seu turno, transferência para o Hospital das Forças Armadas, mantendo-se "estável sem agravamento clínico e analítico".

Por último, o Exército informa que, nas últimas 24 horas, nenhum militar daquele curso de Comandos "recorreu ou necessitou de apoio hospitalar".

Os incidentes ocorreram ambos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, embora em locais diferentes.

O chefe do Estado-Maior do Exército ordenou já um inquérito para apurar as causas em que o "trágico acontecimento ocorreu", tendo a Polícia Judiciária militar tomado conta da ocorrência.

A Procuradoria-Geral da República confirmou à Lusa a existência de um inquérito sobre a morte do militar, "o qual corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa".

Lusa

  • Ambiente e direitos humanos dominam discurso de Costa na ONU
    2:03

    Mundo

    António Costa defendeu uma diplomacia pela paz. O primeiro-ministro português saiu em defesa da língua portuguesa e da presença do Brasil e da Índia no Conselho de Segurança das Nações Unidas. No discurso na Assembleia Geral da ONU, Costa salientou também o compromisso do país em relação ao multilateralismo e às questões ambientais.

  • "Atrás das Câmaras" em Fátima
    2:48
  • "Só tive tempo de avisar o meu sogro e o meu marido e disse: corram!"
    2:17
  • Furacão Maria volta a ganhar força

    Mundo

    Apesar de ter perdido intensidade, após a passagem por Porto Rico, onde deixou um rasto de destruição, Maria voltou a ganhar força, é agora um furacão de categoria 3. Está a afetar a zona norte de Punta Cana, na República Dominicana com ventos que atingem os 90 km/há e move-se para o noroeste.

  • Drone inglês evita execução do Daesh na Síria
    2:08

    Mundo

    A Força Aérea britânica divulgou esta terça-feira um vídeo que mostra um drone a parar uma execução pública que estaria prestes a acontecer às mãos do Daesh, na Síria. As imagens, apesar de cortadas pelo Ministério da Defesa do Reino Unido, mostram várias pessoas na rua, uma explosão e, depois, a fuga.

  • Como fazer negócios no mercado dos leilões
    7:15
  • "Não toleramos ameaças de ninguém"
    2:13
  • Número de tartarugas marinhas está a aumentar

    Mundo

    O número de tartarugas marinhas está a crescer, levando investigadores a considerar que os esforços para salvar estes animais são uma "história de sucesso da conservação global", indica um estudo divulgado esta quarta-feira.

  • Tubarões vivem mais tempo do que se pensava

    Mundo

    Uma revisão de dados sobre avaliação da idade dos tubarões revela que muitas espécies têm maior longevidade do que se pensava, o que poderá obrigar a uma revisão dos planos de conservação das mais ameaçadas.

  • Como mudar um templo com 135 anos e 2 mil toneladas... de lugar

    Mundo

    Um templo budista do século XIX é um dos mais populares em Xangai, na China. Visitado diariamente por milhares de pessoas, precisava de ser relocalizado para evitar que uma tragédia acontecesse. E mesmo pesando cerca de duas mil toneladas, a missão acabou por se provar possível.