sicnot

Perfil

País

Militar transferido para Curry Cabral espera transplante hepático

O militar do curso dos Comandos que foi transferido do Barreiro para o Hospital Curry Cabral encontra-se em lista de espera para receber um transplante hepático, informou esta quinta-feira o porta-voz do Exército.

Relativamente aos militares do 127.º curso dos Comandos que foram internados, o Exército precisa que o soldado Dylan Araújo da Silva mantém-se internado no Hospital Curry Cabral e que, apesar da "melhoria progressiva do ponto de vista global, mantém comprometimento da função hepática, sem aparente compromisso neurológico".

"Encontra-se em lista de espera para eventual processo de transplante hepático", indicou o porta-voz, Vicente Pereira.

Na sequência de um treino dos Comandos, um militar morreu devido a "um golpe de calor" e diversos outros receberam assistência hospitalar, estando ainda internados cinco: um no Curry Cabral, três no Hospital das Forças Armadas e outro no Hospital da Cruz Vermelha.

Depois destes incidentes, o ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, anunciou esta quinta-feira a suspensão ds cursos de Comandos do Exército até ao final do inquérito à morte do militar Hugo Abreu

Azeredo Lopes tinha já tinha admitido à Lusa a possibilidade de intervir após a conclusão das duas investigações em curso.

O Exército explica na nota enviada que três militares se mantêm internados no Hospital das Forças Armadas, dois no Serviço de Medicina, aguardando alta clínica, com indicação para convalescer na unidade, e um na Unidade de Tratamentos Intensivos, o qual se mantém "estável, sem agravamento clínico e analítico".

O militar internado Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa aguarda, por seu turno, transferência para o Hospital das Forças Armadas, mantendo-se "estável sem agravamento clínico e analítico".

Por último, o Exército informa que, nas últimas 24 horas, nenhum militar daquele curso de Comandos "recorreu ou necessitou de apoio hospitalar".

Os incidentes ocorreram ambos na região de Alcochete, no distrito de Setúbal, embora em locais diferentes.

O chefe do Estado-Maior do Exército ordenou já um inquérito para apurar as causas em que o "trágico acontecimento ocorreu", tendo a Polícia Judiciária militar tomado conta da ocorrência.

A Procuradoria-Geral da República confirmou à Lusa a existência de um inquérito sobre a morte do militar, "o qual corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa".

Lusa

  • Hoje, o Primeiro Jornal está em Leiria
    1:13
  • Segunda vaga de incêndios queimou 28 mil hectares
    1:09

    País

    A segunda vaga de fogos que assolou o país queimou 28 mil hectares do território nacional, em apenas cinco dias. Segundo o Sistema Europeu de Incêndios, a área ardida equivale a quase três concelhos de Lisboa.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26