sicnot

Perfil

País

PCP reitera apoio à luta dos assistentes dos portos e aeroportos

O PCP reiterou esta quinta-feira o apoio à luta dos assistentes dos portos e aeroportos, sublinhando que se trata de um setor onde impera a precariedade e os baixos salários, com "uma degradação preocupante das condições de trabalho".

"A segurança dos 40 milhões de passageiros que passam anualmente pelos aeroportos nacionais depende de trabalhadores que sobrevivem com baixos salários, com horários e cargas de trabalho desumanos, que não têm hora, nem meia hora de refeição, que não têm balneários para se fardar (...), que enfrentam situações inaceitáveis na saúde, higiene e segurança no trabalho", afirmou o deputado do PCP Bruno Dias.

Numa declaração política na comissão permanente da Assembleia da República, que se realizou esta tarde, o deputado comunista sublinhou que os assistentes dos portos e aeroportos desempenham uma "atividade central" para o funcionamento da aviação civil, lamentando que sejam "vítimas das multinacionais a quem o Estado português entregou a atividade aeroportuária em concessão".

"É um setor onde impera a precariedade e os baixos salários, com um degradação preocupante das condições de trabalho", vincou.

Estes trabalhadores, insistiu, exigem "apenas o que é justo", nomeadamente a negociação de um contrato coletivo, com a criação de uma carreira profissional, balneários e salas de descanso, exames médicos.

Lusa

  • Pablo Bravo: o chileno suspeito de um assalto milionário em Gaia
    6:01

    País

    As autoridades receiam um aumento da violência nos assaltos de redes sul-americanas em Portugal, à semelhança do que tem acontecido noutros países europeus. Pablo Bravo é um chileno com um longo cadastro criminal que, em Portugal, é suspeito de um assalto milionário a um hipermercado, em Gaia e, dias depois, foi detido em flagrante, em Paris, a tentar roubar uma loja de relógios de luxo.

    Notícia SIC

  • Obras para as novas instalações da SIC já começaram
    1:54

    País

    As obras do novo estúdio da SIC e SIC Notícias vão começar. A ampliação do edifício do grupo Impresa vai unir os funcionários do grupo num único espaço, com uma área de 750 metros. O Presidente da Câmara de Oeiras entregou esta terça-feira a licença de obra.

  • Já há destinos esgotados para o Carnaval e Páscoa
    3:08

    Economia

    A procura de viagens na altura do Carnaval e Páscoa tem vindo a aumentar e vários destinos já estão esgotados já que muitas pessoas optam por tirar dias de férias nesta altura do ano. Em contagem decrescente, as agências de viagens não têm tido mãos a medir com promoções e ofertas para destinos variados e adequados a várias bolsas.

  • As crianças que estão a morrer à fome em África

    Mundo

    A UNICEF alertou esta terça-feira que a má nutrição aguda que afeta a Nigéria, Somália, Sudão do Sul e Iémen coloca este ano em "iminente" risco de morte 1,4 milhões de crianças devido à fome que existe naqueles países. São milhares de casos de um incessante desespero numa luta diária pela sobrevivência.

  • Cães desfilam no Rio de Janeiro
    1:00

    Mundo

    O tradicional cortejo de Carnaval brasileiro só acontece daqui a uns dias, mas no Rio de Janeiro já há inúmeros desfiles pelas ruas. Na praia de Copacabana, os animais mascararam-se de humanos.