sicnot

Perfil

País

ASAE deteta irregularidades em comercialização de manuais escolares

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) divulgou hoje ter fiscalizado 198 operadores que comercializam manuais escolares a nível nacional, tendo instaurado oito processos de contraordenação por incumprimento de normas como a obrigatória afixação de preços.

A operação de fiscalização a nível nacional decorreu na última semana de agosto, tendo sido supervisionados 198 operadores económicos, incluindo operadores que procedem a vendas 'online', e instaurados oito processos de contraordenação.

Segundo a ASAE, "as principais infrações detetadas estão relacionadas com o incumprimento de normas de afixação de preços, falta de envio de declaração de saldos com antecedência de cinco dias [e] falta de cumprimento do cumprimento dos requisitos de forma nos contratos celebrados à distância".

A operação visou verificar o cumprimento das normas de comercialização de manuais escolares "na salvaguarda da defesa do consumidor e do exercício de práticas comerciais leais", refere comunicado.

Lusa

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.