sicnot

Perfil

País

GNR reforça fiscalização ao uso do cinto de segurança

A GNR indicou esta segunda que reforça, até domingo, a fiscalização ao uso do cinto de segurança e cadeirinhas para crianças, sendo a operação direcionada para as vias onde estas infrações são mais frequentes.

Em comunicado, a GNR adianta que a utilização do cinto de segurança e de sistemas de retenção para crianças (SRC) reduz a ocorrência e a gravidade de lesões sofridas pelos ocupantes de uma viatura em caso de acidente de viação, sendo este o motivo para aquela força de segurança dar particular atenção às ações de prevenção e fiscalização.

A Guarda Nacional Republicana registou este ano 18.870 infrações por falta de cinto de segurança e SRC, correspondendo a uma diminuição de cerca de 26 por cento em relação 2015, quando ocorreram 24.350.

Segundo a GNR, Porto (3.567), Aveiro (2.069) e Braga (2.003) foram os distritos que registaram o maior número de infrações este ano.

Esta operação, que em Portugal é levada a cabo pelos militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos comandos territoriais, é também realizada em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é a representante nacional.

A GNR sublinha ainda que a não utilização do cinto de segurança é uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave em Portugal, a par do excesso de velocidade e condução sob a influência do álcool, tendo, por isso, intensificado as ações de controlo destas matérias no sentido de reduzir o número de vítimas nas estradas.

Lusa

  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.

  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43