sicnot

Perfil

País

Proteção Civil alerta para cheias e queda de árvores

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou esta segunda-feira para a possibilidade de cheias rápidas em zonas urbanas e inundações em locais vulneráveis e possibilidade de quedas de árvores, face às previsões meteorológicas para terça-feira.

Em comunicado a ANPC lembra que as previsões são de períodos de chuva, por vezes forte, em especial durante a madrugada e manhã, e vento forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas.

Face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a ANPC alerta para a possibilidade de se formarem lençóis de água ou de haver inundações em estruturas urbanas subterrâneas, além de danos em estruturas montadas ou suspensas.

No comunicado a ANPC frisa que é possível minimizar danos com a adoção de medidas preventivas como a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas ou a fixação de estruturas soltas.

E sugere uma condução cuidadosa, evitando o atravessar de zonas inundadas ou arborizadas (devido ao vento forte).

Lusa

  • "Fiz coisas de que me envergonho"
    2:31
  • Portugal é o segundo país da Europa com mais emigrantes
    1:39

    País

    São 2,3 milhões os portugueses que vivem no estrangeiro, ou seja, 22% da população. O último relatório do Observatório da Emigração relativo a 2015 mostra que se manteve o mesmo número de saídas de Portugal para o estrangeiro registadas no pico atingido em 2013: acima das 110 mil por ano. O Reino Unido é o principal país de destino.

  • Descoberta produção de canábis em abrigo nuclear 

    Mundo

    A polícia britânica descobriu, no sul de Inglaterra, um antigo abrigo nuclear subterrâneo adaptado à produção de canábis em grande escala. A operação levou à detenção de cinco homens e um adolescente de 15 anos. Foram também apreendidas milhares de plantas de canábis.

  • Carnaval na Almirante Reis
    2:39

    País

    Lisboa também celebra o Carnaval e esta manhã mais de três mil crianças participaram num desfile pela Avenida Almirante Reis, alunas de escolas públicas e privadas de 24 nacionalidades. Na freguesia de Arroios vivem estrangeiros de 79 nacionalidades.