sicnot

Perfil

País

Proteção Civil alerta para cheias e queda de árvores

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou esta segunda-feira para a possibilidade de cheias rápidas em zonas urbanas e inundações em locais vulneráveis e possibilidade de quedas de árvores, face às previsões meteorológicas para terça-feira.

Em comunicado a ANPC lembra que as previsões são de períodos de chuva, por vezes forte, em especial durante a madrugada e manhã, e vento forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas.

Face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a ANPC alerta para a possibilidade de se formarem lençóis de água ou de haver inundações em estruturas urbanas subterrâneas, além de danos em estruturas montadas ou suspensas.

No comunicado a ANPC frisa que é possível minimizar danos com a adoção de medidas preventivas como a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas ou a fixação de estruturas soltas.

E sugere uma condução cuidadosa, evitando o atravessar de zonas inundadas ou arborizadas (devido ao vento forte).

Lusa

  • António Costa evita perguntas sobre estágios não remunerados
    1:55
  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48
  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14