sicnot

Perfil

País

Primeiro-ministro hoje em Bratislava para cimeira sobre futuro da UE

O primeiro-ministro António Costa e 26 outros chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reúnem-se hoje em Bratislava, sem a britânica Theresa May, para refletir sobre o futuro da União a 27.

Numa cimeira informal marcada para a capital da Eslováquia na sequência da saída do Reino Unido da União Europeia, os líderes europeus propõem-se iniciar "um processo de reflexão" sobre o futuro da EU.

Nesta reunião não está prevista a adoção de medidas concretas, até porque, sendo um encontro informal a 27, sem a delegação britânica, tecnicamente não se trata de um Conselho Europeu, pelo que do mesmo não podem resultar decisões vinculativas.

"Se [da cimeira] sair um calendário, já será mais do que o previsto", comentou na quarta-feira o porta-voz do governo alemão, referindo-se a uma ideia defendida pelo governo francês, que pretende que os 27 acordem um "roteiro" sobre os passos e reformas a seguir para dar um novo impulso à União, a atravessar um momento particularmente delicado, confrontada com uma inédita "deserção" de um Estado-membro e consequente receio de um efeito de contágio a outros países.

Na quarta-feira, no seu discurso sobre o "Estado da União", o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, garantiu perante o Parlamento Europeu que "a existência da UE não está ameaçada" pelo 'Brexit', mas reconheceu que há "fissuras e divisões" no seio da União e que exigem "medidas concretas" para evitar uma subida dos populismos.

Três temas incontornáveis nesta discussão, identificados pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, nas suas consultas com as 27 capitais, serão a migração ilegal, o terrorismo e o impacto da globalização.

A cimeira de Bratislava, com início agendado para as 10:00 locais (09:00 de Lisboa) constituirá assim apenas o início de um processo de reflexão que deverá prolongar-se durante os próximos meses, estando já previsto um novo encontro informal dos 27 chefes de Estado e de Governo no início de 2017, em Malta, país que sucederá à Eslováquia na presidência rotativa do Conselho da UE.

O primeiro-ministro português seguirá de Bratislava para Viena, onde tem previsto um encontro no sábado de manhã com o chanceler austríaco, Christian Kern, antes de regressar a Lisboa.

Lusa

  • Líderes europeus reúnem em Bratislava
    1:00

    SIC Europa

    A Eslováquia tem até ao final do ano a presidência rotativa da União Europeia. Bratislava recebeu as reuniões de ministros das Finanças e, no próximo dia 16, recebe os 27 chefes de Estado e de Governo que vão discutir o futuro da União sem o Reino Unido.

  • PM recebe partidos para preparar cimeira de Bratislava

    País

    António Costa recebe hoje e amanhã, em São Bento, os partidos com representação parlamentar no âmbito do processo de consultas antes da cimeira informal de líderes da União Europeia em Bratislava, na sexta-feira. O Bloco de Esquerda é o primeiro a ser recebido seguindo-se, ainda durante a manhã, o CDS-PP, o PCP e o PS.

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.