sicnot

Perfil

País

Semana Europeia da Mobilidade arranca esta sexta-feira

MÁRIO CRUZ/LUSA

A edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade arranca esta sexta-feira, com o slogan "Mobilidade inteligente. Economia forte" e iniciativas em cerca de 50 municípios portugueses.

A iniciativa decorre este ano sob o tema "Mobilidade sustentável e inteligente - um investimento para a Europa" e, de acordo com informação disponibilizada no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), visa chamar a atenção para os benefícios para a economia local "de um correto planeamento e de uma utilização racional dos transportes".

Este ano, em Portugal, aderiram a esta iniciativa 53 localidades. Entre as várias iniciativas entretanto divulgadas está a 6.ª edição do "Bike to Work", iniciativa da Lisboa E-Nova - Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da FPCUB.

Esta ação "dirige-se às empresas/instituições sediadas ou com instalações no concelho de Lisboa que incentivem os seus trabalhadores a deslocarem-se neste dia de bicicleta para o seu local de trabalho". No âmbito desta iniciativa está marcado um encontro no Jardim Amália Rodrigues às 17:45.

Também em Lisboa, realiza-se, no domingo, no Terreiro do Paço, o "Bicla Fest", que inclui o passeio "Lisboa Ciclável", uma concentração de bicicletas antigas e animação.

Na Praça dos Restauradores, das 13:00 às 20:00, haverá test-drives de veículos elétricos de várias marcas, bem como de uma marca de bicicletas, e "sessões de esclarecimento por utilizadores diários de carros e motos elétricas". Para as 18:00, está marcado um desfile de veículos elétricos.

No dia 22, os operadores de transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão oferecer um mês gratuito aos novos clientes que adiram ao passe intermodal.

Os cidadãos que façam a adesão ou que já não o utilizem pelo menos há 12 meses irão receber um voucher, no valor de um mês de passe, que poderá ser usufruído ainda em outubro ou, caso os prazos não o permitam, em novembro.

No Parque das Nações, mas especificamente no Passeio dos Fenícios, é inaugurado esta sexta-feira "um local onde peões e automóveis podem partilhar o espaço público, sem necessidade de segregação dos espaços de uns e outros."

Em Almada, decorre esta sexta-feira o Fórum Global Ecomobilidade "Reinventar a Mobilidade Urbana - Mudar a forma como nos movemos e vivemos a cidade". A conferência conta com a presença de dois especialistas internacionais (Konrad Otto-Zimmermann e Gil Peñalosa) e do secretário de Estado adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Em Loures, ao longo da semana haverá debates, um dia aberto de ecokarts e circuitos de carrinhos a pedais e bicicletas.

Já em Loulé, também esta sexta-feira, acontece a iniciativa "PARK(ing) Day - Ocupa do teu lugar na cidade", que "consiste em efetuar uma mostra alargada e demonstração de diversos produtos/serviços relacionados com os temas da mobilidade inteligente, modos de vida saudáveis, eficiência energética, energias limpas, reutilização de materiais, sustentabilidade ambiental, etc., sendo para o efeito disponibilizados espaços nas zonas de habitual estacionamento de veículos no dia a dia".

Em Águeda, ao longo da semana, haverá workshops, música e animação sob rodas, uma exposição de modelos de bicicletas ao longo do tempo, uma feira dedicada a estes veículos e passeios.

A Semana da Mobilidade é também assinalada pela Câmara do Funchal com um conjunto de iniciativas, como uma exposição, aulas lúdico-desportivas abertas ao público, um passeio de bicicleta, uma conferência e uma palestra, comes e bebes sobre rodas e variadíssimas ações de sensibilização na rua. A Avenida Arriaga será o centro da esmagadora maiorias das atividades.

Com Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • FC Porto acusa Benfica de recorrer a serviços de "bruxaria"
    2:34

    Desporto

    Francisco J. Marques acusou o Benfica de recorrer a "bruxaria". O diretor de comunicação do FC Porto revelou uma troca de e-mails entre Luís Filipe Vieira e Armando Nhaga, suposto comissário nacional da polícia da Guiné-Bissau com a celebração de um contrato de prestação de serviços.

  • Francisco J. Marques promete continuar a revelar e-mails
    2:11

    Desporto

    Francisco J. Marques diz que a Polícia Judiciária sabe como o Futebol Clube do Porto teve acesso aos e-mails e desafia o Benfica a revelar os originais. O diretor de comunicação do clube portista revelou ainda que irá continuar a divulgar e-mails, já que isso não é incompatível com o segredo de Justiça.

  • Confirmada prisão dos portugueses que gravaram nome no portão de Auschwitz

    Mundo

    Dois adolescentes católicos portugueses foram condenados a um ano de prisão com pena suspensa, por terem gravado os nomes na porta da entrada principal de Auschwitz-Birkenau. O tribunal de primeira instância de Oswiecim já tinha condenado os jovens e o tribunal de Cracóvia confirmou esta quarta-feira a pena aplicada.

  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.