sicnot

Perfil

País

Semana Europeia da Mobilidade arranca esta sexta-feira

MÁRIO CRUZ/LUSA

A edição deste ano da Semana Europeia da Mobilidade arranca esta sexta-feira, com o slogan "Mobilidade inteligente. Economia forte" e iniciativas em cerca de 50 municípios portugueses.

A iniciativa decorre este ano sob o tema "Mobilidade sustentável e inteligente - um investimento para a Europa" e, de acordo com informação disponibilizada no site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), visa chamar a atenção para os benefícios para a economia local "de um correto planeamento e de uma utilização racional dos transportes".

Este ano, em Portugal, aderiram a esta iniciativa 53 localidades. Entre as várias iniciativas entretanto divulgadas está a 6.ª edição do "Bike to Work", iniciativa da Lisboa E-Nova - Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da FPCUB.

Esta ação "dirige-se às empresas/instituições sediadas ou com instalações no concelho de Lisboa que incentivem os seus trabalhadores a deslocarem-se neste dia de bicicleta para o seu local de trabalho". No âmbito desta iniciativa está marcado um encontro no Jardim Amália Rodrigues às 17:45.

Também em Lisboa, realiza-se, no domingo, no Terreiro do Paço, o "Bicla Fest", que inclui o passeio "Lisboa Ciclável", uma concentração de bicicletas antigas e animação.

Na Praça dos Restauradores, das 13:00 às 20:00, haverá test-drives de veículos elétricos de várias marcas, bem como de uma marca de bicicletas, e "sessões de esclarecimento por utilizadores diários de carros e motos elétricas". Para as 18:00, está marcado um desfile de veículos elétricos.

No dia 22, os operadores de transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa (AML) vão oferecer um mês gratuito aos novos clientes que adiram ao passe intermodal.

Os cidadãos que façam a adesão ou que já não o utilizem pelo menos há 12 meses irão receber um voucher, no valor de um mês de passe, que poderá ser usufruído ainda em outubro ou, caso os prazos não o permitam, em novembro.

No Parque das Nações, mas especificamente no Passeio dos Fenícios, é inaugurado esta sexta-feira "um local onde peões e automóveis podem partilhar o espaço público, sem necessidade de segregação dos espaços de uns e outros."

Em Almada, decorre esta sexta-feira o Fórum Global Ecomobilidade "Reinventar a Mobilidade Urbana - Mudar a forma como nos movemos e vivemos a cidade". A conferência conta com a presença de dois especialistas internacionais (Konrad Otto-Zimmermann e Gil Peñalosa) e do secretário de Estado adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Em Loures, ao longo da semana haverá debates, um dia aberto de ecokarts e circuitos de carrinhos a pedais e bicicletas.

Já em Loulé, também esta sexta-feira, acontece a iniciativa "PARK(ing) Day - Ocupa do teu lugar na cidade", que "consiste em efetuar uma mostra alargada e demonstração de diversos produtos/serviços relacionados com os temas da mobilidade inteligente, modos de vida saudáveis, eficiência energética, energias limpas, reutilização de materiais, sustentabilidade ambiental, etc., sendo para o efeito disponibilizados espaços nas zonas de habitual estacionamento de veículos no dia a dia".

Em Águeda, ao longo da semana, haverá workshops, música e animação sob rodas, uma exposição de modelos de bicicletas ao longo do tempo, uma feira dedicada a estes veículos e passeios.

A Semana da Mobilidade é também assinalada pela Câmara do Funchal com um conjunto de iniciativas, como uma exposição, aulas lúdico-desportivas abertas ao público, um passeio de bicicleta, uma conferência e uma palestra, comes e bebes sobre rodas e variadíssimas ações de sensibilização na rua. A Avenida Arriaga será o centro da esmagadora maiorias das atividades.

Com Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Vulcão Etna em erupção
    1:34
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.