sicnot

Perfil

País

Catarina Martins na rentrée do partido alemão Die Linke

© Reuters

A coordenadora do BE, Catarina Martins, participa esta sexta-feira, em Berlim, na rentrée do Die Linke, partido alemão de esquerda, num painel onde vai estar com o eurodeputado francês e líder da Frente de Esquerda francesa, Jean-Luc Mélenchon.

Fonte oficial do BE adiantou à agência Lusa que Catarina Martins vai estar presente na rentrée do partido alemão de esquerda que "obteve 15,6% nas recentes eleições em Berlim e que poderá determinar uma solução governativa à esquerda na região".

No painel da coordenadora bloquista estará também o líder da esquerda radical francesa, Jean-Luc Mélenchon, e o alemão Oskar Lafontaine.

"Nos últimos anos, ao mesmo tempo que assistíamos ao reforço do poder decisório da Alemanha, vimos sempre na esquerda alemã um aliado na defesa da soberania dos países periféricos e pela reestruturação das suas dívidas", refere a mesma fonte.

No centro da intervenção de Catarina Martins "estará o percurso da esquerda que, nos vários países, sabe que a União Europeia vive em risco de desintegração e que a Europa só terá condições de desenvolvimento e paz se for um espaço de convergência".

"À margem do debate sobre os caminhos da esquerda, será abordada a necessidade de, no plano imediato, a esquerda alemã e europeia ser aliada na recusa da chantagem que a Comissão Europeia impõe sobre as escolhas orçamentais em Portugal", explicou ainda.

Lusa

  • "A nossa lei tem demasiados buracos"
    0:44

    País

    Rui Cardoso acusa a classe política de não querer resolver os problemas da corrupção em Portugal. Entrevistado na Edição da Noite da SIC Notícias o magistrado do Ministério Público considera que ainda há um longo caminho a percorrer no combate à corrupção.

  • Salah Abdeslam deixa cadeira vazia na leitura da sua sentença
    2:05

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo: um tiroteio em março de 2016, em Bruxelas. Tanto Salah Abdeslam como o cúmplice não quiseram estar na leitura da sentença. O julgamento de Salah Abdeslam pelos ataques de Paris só deverá acontecer no próximo ano, em França.

  • Beyoncé e a irmã caem e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC

  • Cientistas querem sequenciar genomas de 15 milhões de espécies

    Mundo

    Um consórcio internacional de cientistas, que por enquanto não inclui portugueses, propõe-se sequenciar, catalogar e analisar os genomas (conjuntos de informação genética) de 15 milhões de espécies, uma tarefa que levará dez anos a fazer, foi divulgado esta segunda-feira.