sicnot

Perfil

País

Ministro diz que "há mais vontade de estudar"

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, disse esta quinta-feira que os resultados da segunda fase de acesso confirmam que "há mais interesse em estudar", tendo sido colocados mais 9.577 estudantes nas universidades e politécnicos públicos.

No conjunto da primeira e segunda fases já ingressaram no ensino superior público, através do concurso nacional de acesso, 45.830 novos estudantes (+1,9% que em 2015).

"Este processo que se verificou este ano de aumento do número de estudantes é um bom caminho e mostra que há mais interesse em estudar e que os portugueses querem estudar", salientou o ministro Manuel Heitor, que falava à margem de uma visita à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

Para o governante, os resultados desta segunda fase de colocações demonstram que "há mais vontade de estudar".

"A segunda fase veio confirmar as estimativas que já tinham vindo a ser divulgadas e que estamos num movimento e num processo de maior interesse dos portugueses pelo ensino superior", reforçou.

Dos 9.577 estudantes colocados agora nas universidades e politécnicos públicos, 1.869 dos quais já tinham conseguido vaga na primeira fase.

Manuel Heitor considerou um "número normal" e referiu que não se trata de alunos que tenham desistido do ensino superior mas sim que optaram por trocar de cursos.

Questionado sobre as 39 licenciaturas que não tiveram qualquer aluno, o ministro referiu que os cursos a funcionar em Portugal estão acreditados e, por isso, considerou que "não há nenhuma avaliação adicional que tenha que ser feita".

"O concurso nacional diz respeito apenas a cerca de menos de 60% dos estudantes que ingressam no ensino superior e há muitos outros regimes de acesso. Os dados que foram divulgados este ano com todos os outros regimes mostram bem que não há cursos a mais, há eventualmente estudantes a menos", referiu.

Os estudantes colocados nesta fase devem matricular-se entre 29 de setembro e 03 de outubro.

A terceira fase do concurso, a última e que coloca um número residual de estudantes, decorre entre 06 e 10 de outubro, com as candidaturas online no portal da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES).

Na UTAD, o ministro visitou a exposição de ciência promovida pelos centros de investigação da academia, passou ainda pela Associação de Paralisia Cerebral para conhecer projetos desenvolvidos pelos universitários e destinados a pessoas com necessidades especiais.

O programa da visita incluiu ainda uma passagem pela academia desportiva "Active Gym", a sala de estudo aberta 24 horas, a unidade de saúde da universidade e a libertação de uma ave selvagem recuperada no Hospital Veterinário da UTAD.

Esta iniciativa inseriu-se na semana de integração dos novos alunos que está em curso na academia transmontana.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Desporto

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Desporto

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Mais cinco ilhas dos Açores sob aviso vermelho

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou esta quarta-feira para vermelho o aviso para as cinco ilhas do grupo central dos Açores, onde no Faial o vento atingiu os 150 quilómetros por hora.

  • Votações sobre o mapa judiciário geram tensão no Parlamento
    2:01

    País

    O momento das votações no Parlamento ficou marcado por alguma tensão. Depois de aprovadas, em comissão, as alterações ao mapa judiciário, o PSD opôs-se a que o diploma fosse votado em plenário, uma vez que não fazia parte da versão inicial do guião de votações. A esquerda acusou os sociais-democratas de terem motivações estritamente políticas e não regimentais.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29
  • Familiares de vítimas procuram destroços do MH370
    1:48

    Voo MH370

    Um grupo de familiares das vítimas do avião das linhas aéreas da Malásia, desaparecido em 2014, procuram destroços do aparelho em Madagáscar. As autoridades malaias estudam a posssibilidade de uma nova operação de buscas.

  • Primeiro-ministro em lágrimas ao reencontrar refugiado que recebeu no Canadá em 2015

    Mundo

    Justin Trudeau desfez-se em lágrimas no reencontro com um refugiado sírio, que ele recebeu no Canadá em 2015. No ano passado, Trudeau recebeu pessoalmente os refugiados no aeroporto, onde foi visto a entregar casacos de inverno aos migrantes. Esta segunda-feira, o primeiro-ministro conheceu algumas das famílias que se estabeleceram no país, numa reunião filmada pela emissora canadiana CBC.