sicnot

Perfil

País

Mais doentes com vacina contra a gripe gratuita

© Reuters

Os doentes a aguardar transplante, sob quimioterapia, com trissomia 21, fibrose quística, doença neuromuscular e com défice de alfa-1 antitripsina poderão, pela primeira vez, receber gratuitamente a vacina contra a gripe.

A medida foi avançada esta sexta-feira pela Direção Geral de Saúde (DGS) durante a apresentação do Plano Inverno & Saúde, Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas.

A partir de sábado, decorrerá a campanha nacional de vacinação contra a gripe, com 1,2 milhões de doses disponíveis no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A vacinação vai continuar a ser gratuita para pessoas a partir dos 65 anos e para internados em instituições.

Os grupos prioritários são idosos com 65 ou mais anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas e profissionais de saúde.

Lusa

  • Grávidas vacinadas contra a gripe transmitem defesas aos filhos até aos 6 meses

    Mundo

    Os bebés não podem ser vacinados contra a gripe até aos 6 meses, apesar da doença continuar a ser causa de morte em crianças pequenas. Há, no entanto, uma forma de as mães protegerem os seus filhos da gripe no primeiro meio ano de vida. Um estudo concluiu que filhos de mães vacinadas contra a gripe sazonal tinham 70% menos probabilidade de contrair a doença do que os bebés de progenitoras que não tinham sido vacinadas.

  • Resgate de mais de 300 migrantes no Mediterrâneo
    2:08
  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01