sicnot

Perfil

País

Mais doentes com vacina contra a gripe gratuita

© Reuters

Os doentes a aguardar transplante, sob quimioterapia, com trissomia 21, fibrose quística, doença neuromuscular e com défice de alfa-1 antitripsina poderão, pela primeira vez, receber gratuitamente a vacina contra a gripe.

A medida foi avançada esta sexta-feira pela Direção Geral de Saúde (DGS) durante a apresentação do Plano Inverno & Saúde, Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas.

A partir de sábado, decorrerá a campanha nacional de vacinação contra a gripe, com 1,2 milhões de doses disponíveis no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A vacinação vai continuar a ser gratuita para pessoas a partir dos 65 anos e para internados em instituições.

Os grupos prioritários são idosos com 65 ou mais anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas e profissionais de saúde.

Lusa

  • Grávidas vacinadas contra a gripe transmitem defesas aos filhos até aos 6 meses

    Mundo

    Os bebés não podem ser vacinados contra a gripe até aos 6 meses, apesar da doença continuar a ser causa de morte em crianças pequenas. Há, no entanto, uma forma de as mães protegerem os seus filhos da gripe no primeiro meio ano de vida. Um estudo concluiu que filhos de mães vacinadas contra a gripe sazonal tinham 70% menos probabilidade de contrair a doença do que os bebés de progenitoras que não tinham sido vacinadas.

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Mais de 50 detidos pela GNR em 12 horas

    País

    A GNR fez 51 detenções entre as 20:00 de sábado e as 08:00 de hoje, 39 das quais por condução sob efeito do álcool ou sem carta, e três por violência doméstica, segundo um comunicado hoje divulgado.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".

  • Monumentos de 7 mil cidades às escuras por 1 hora
    2:51