sicnot

Perfil

País

Militar da GNR ferido está estável

ANTONIO COTRIM

O militar da GNR que ficou hoje ferido na sequência de uma troca de tiros no Porto Alto, em Benavente, está estável, disse à Lusa o oficial de Relações Públicas do Comando Territorial de Santarém, Pedro Reis.

Segundo a GNR, a troca de tiros aconteceu na sequência de uma perseguição iniciada pouco antes das 10:00 na ponte Vasco da Gama, na região de Lisboa, quando três homens que seguiam numa viatura desobedeceram a uma ordem de paragem.

A viatura acabou por se despistar no Porto Alto, no distrito de Santarém, e um dos homens saiu do carro empunhando uma arma e disparou em direção aos militares, ferindo um deles com três tiros (dois numa perna e um num braço), afirmou Pedro Reis.

Na resposta, o homem foi baleado, acabando por morrer no local.

De acordo com o oficial, que falava cerca das 14:00, a ordem de paragem, aleatória, decorreu num âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária de rotina, havendo agora investigações para averiguar o que levou os homens a não pararem.

As autoridades estão a investigar se os três estariam armados - de momento há apenas a certeza em relação ao homem que fez os disparos contra os militares - e estão a identificá-los, adiantando apenas que têm idades entre os 20 e os 35 anos.

Só após essa diligência as famílias, que se juntaram próximo do perímetro de segurança, serão informadas sobre qual dos três perdeu a vida, adiantou.

Várias mulheres tentaram romper o perímetro de segurança, exigindo saber qual dos três homens, todos eles casados e com filhos, morreu.

Após o despiste, os outros dois homens que estavam no carro puseram-se em fuga, tendo sido um deles capturado durante uma batida desencadeada pelo dispositivo da GNR.

O outro barricou-se num café situado na zona - próximo do centro de saúde e de dois hipermercados -, que foi evacuada.

Chamados ao local, uma equipa de negociadores e o Grupo de Operações Especiais da GNR acabaram por entrar no café, cerca das 12:50, detendo o homem, depois de se assegurarem que não existiam outras pessoas no seu interior, adiantou.

Os dois detidos foram levados para um posto da GNR e a Polícia Judiciária está a realizar perícias no local.

Naquela zona do Porto Alto, onde o ambiente é de consternação, alguns populares referiram que o grupo teria participado num assalto, mas elementos da família asseguraram que os homens não pararam porque não possuíam carta de condução.

Pedro Reis adiantou que o militar ferido está internado no Hospital de Santarém e que o colega, que ficou emocionalmente afetado, está a ser acompanhado.

Lusa/

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.