sicnot

Perfil

País

Câmara de Lisboa vai avaliar ponte pedonal encerrada junto ao Museu dos Coches

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

A Câmara de Lisboa vai fazer hoje uma avaliação à ponte pedonal sobre a via-férrea junto ao Museu dos Coches que foi encerrada por questões de segurança, adiantou o presidente da Junta de Freguesia de Belém.

Milhares de pessoas concentraram-se na quarta-feira na zona de Belém, aproveitando o feriado para visitar o novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), e a PSP acabou por encerrar a ponte pedonal sobre a via-férrea junto ao Museu Nacional dos Coches, por recear o impacto do peso excessivo.

Em declarações Hoje à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa, disse que a ponte vai continuar encerrada e vai ser alvo de análise hoje de manhã.

"Vai ser analisada durante a manhã pelos técnicos da câmara, que vão avaliar a ponte de forma minuciosa e depois se verá. Vai continuar fechada pois há situações na estrutura que demonstram alguma cedência. Os técnicos agora vão analisar se há risco ou não para as pessoas passarem por cima", sublinhou.

O responsável lembrou que aquela ponte "já tem muitos anos" e deverá ser substituída em breve por "uma que já está prevista há algum tempo".

"Vai ser substituída por uma colocada junto ao Museu dos Coches que está parada à espera de concurso. A construção está atrasada por causa dos procedimentos legais. Quando esta estiver concluída, a ponte que agora está fechada vai desaparecer", explicou.

O novo edifício do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, que abriu quarta-feira ao público, em Belém (Lisboa), vai ter entrada gratuita até março de 2017, segundo revelou à agência Lusa o diretor, Pedro Gadanho.

Para celebrar a abertura ao público de quatro salas expositivas do novo edifício, projetado pela arquiteta britânica Amanda Levete, a EDP permitiu na quarta-feira a entrada gratuita no MAAT, tendo contabilizado 15 mil entradas entre as 12:00 e as 19:00.

Devido ao enorme afluxo de pessoas, a ponte pedonal teve de ser encerrada para garantir a segurança.

Lusa

  • MAAT recebe mais de 15 mil visitas em dia de abertura
    3:24

    Cultura

    O novo Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia abriu esta quarta-feira ao público, com um programa variado que se prolonga até à meia-noite. A afluência ao MAAT foi tanta que a ponte pedonal de Belém esteve em risco de ruir e teve de ser fechada.

  • MAAT com entrada gratuita até março

    Cultura

    O novo edifício do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), que abriu esta quarta-feira ao público, em Belém (Lisboa), vai ter entrada gratuita até março de 2017, revelou à agência Lusa o diretor, Pedro Gadanho.

  • Carro que atropelou adepto encontrado numa garagem na Amadora
    1:51

    Desporto

    O carro que atropelou o adepto da Fiorentina, junto ao Estádio da Luz, está nas mãos da Polícia Judiciária. O automóvel foi encontrado esta terça-feira por uma brigada da PSP na garagem de um casa da Amadora, que pertence a um elemento da claque dos No Name Boys.

  • Portugueses passam mais de oito horas por semana ao volante
    0:59

    País

    Os portugueses gastam, em média, oito horas em deslocações durante a semana. Um estudo do Observatório Europeu da Mobilidade, divulgado hoje, diz ainda que a grande maioria prefere o automóvel como meio de transporte. Entre os países europeus, Portugal é líder na utilização do carro para deslocação para o trabalho.

  • A SIC foi dar uma volta de bicicleta

    País

    Há 90 anos, cerca de 40 ciclistas partiam do Marquês de Pombal, em Lisboa, para a primeira etapa da 1.ª Volta a Portugal de Bicicleta. Hoje, um grupo de investigadores repete o percurso, até Setúbal, dando início a uma viagem que pretende incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Um jornalista da SIC segue no pelotão e pode acompanhar a viagem em direto no Facebook da SIC Notícias.

    SIC

  • PCP abre debate quizenal com assuntos laborais e sociais

    País

    Um dia depois da sessão solene do 25 de Abril, os deputados regressam hoje ao parlamento para mais um debate quinzenal com o primeiro-ministro, que será seguido por uma discussão sobre o Conselho Europeu extraordinário de sábado. Acompanhe aqui em direto às 15h00 e Minuto a Minuto.

  • Portugal subiu cinco lugares no Ranking da Liberdade de Imprensa
    1:42

    País

    Portugal está agora na 18 ª posição em 180 países no relatório deste ano dos Repórteres Sem Fronteiras. Esta associação revela que a imprensa portuguesa foi condenada 21 vezes por violação de liberdade de expressão e por difamação pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.