sicnot

Perfil

País

Câmara de Lisboa vai avaliar ponte pedonal encerrada junto ao Museu dos Coches

MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

A Câmara de Lisboa vai fazer hoje uma avaliação à ponte pedonal sobre a via-férrea junto ao Museu dos Coches que foi encerrada por questões de segurança, adiantou o presidente da Junta de Freguesia de Belém.

Milhares de pessoas concentraram-se na quarta-feira na zona de Belém, aproveitando o feriado para visitar o novo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), e a PSP acabou por encerrar a ponte pedonal sobre a via-férrea junto ao Museu Nacional dos Coches, por recear o impacto do peso excessivo.

Em declarações Hoje à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Belém, Fernando Ribeiro Rosa, disse que a ponte vai continuar encerrada e vai ser alvo de análise hoje de manhã.

"Vai ser analisada durante a manhã pelos técnicos da câmara, que vão avaliar a ponte de forma minuciosa e depois se verá. Vai continuar fechada pois há situações na estrutura que demonstram alguma cedência. Os técnicos agora vão analisar se há risco ou não para as pessoas passarem por cima", sublinhou.

O responsável lembrou que aquela ponte "já tem muitos anos" e deverá ser substituída em breve por "uma que já está prevista há algum tempo".

"Vai ser substituída por uma colocada junto ao Museu dos Coches que está parada à espera de concurso. A construção está atrasada por causa dos procedimentos legais. Quando esta estiver concluída, a ponte que agora está fechada vai desaparecer", explicou.

O novo edifício do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, que abriu quarta-feira ao público, em Belém (Lisboa), vai ter entrada gratuita até março de 2017, segundo revelou à agência Lusa o diretor, Pedro Gadanho.

Para celebrar a abertura ao público de quatro salas expositivas do novo edifício, projetado pela arquiteta britânica Amanda Levete, a EDP permitiu na quarta-feira a entrada gratuita no MAAT, tendo contabilizado 15 mil entradas entre as 12:00 e as 19:00.

Devido ao enorme afluxo de pessoas, a ponte pedonal teve de ser encerrada para garantir a segurança.

Lusa

  • MAAT recebe mais de 15 mil visitas em dia de abertura
    3:24

    Cultura

    O novo Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia abriu esta quarta-feira ao público, com um programa variado que se prolonga até à meia-noite. A afluência ao MAAT foi tanta que a ponte pedonal de Belém esteve em risco de ruir e teve de ser fechada.

  • MAAT com entrada gratuita até março

    Cultura

    O novo edifício do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), que abriu esta quarta-feira ao público, em Belém (Lisboa), vai ter entrada gratuita até março de 2017, revelou à agência Lusa o diretor, Pedro Gadanho.

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".