sicnot

Perfil

País

Sócrates "absolutamente emocionado" com recomendação de Guterres para líder da ONU

O antigo primeiro-ministro José Sócrates diz que assistiu "absolutamente emocionado", como todos os militantes do PS, à recomendação de António Guterres para secretário-geral das Nações Unidas.

"Para quem partilhou toda a vida política com António Guterres, isto foi um momento de grande felicidade", declarou sexta-feira à noite, à margem da conferência "Conversas da República", promovida pelo PS/Vila Nova de Famalicão.

Referindo que António Guterres não precisa de quem lhe venha "de novo" sublinhar as virtudes de uma inteligência e cultura política, porque já "todos" o fizeram, José Sócrates frisou ter ficado "muito contente" pelo facto de o Conselho de Segurança ter recomendado um político e não um alto funcionário para o cargo.

"Acho que isso é o melhor elogio que podiam ter feito à própria política internacional e ao próprio António Guterres", frisou.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas escolheu na quinta-feira, por unanimidade e aclamação, António Guterres como secretário-geral da organização internacional, devendo agora a escolha ser ratificada pela Assembleia-Geral da organização, que se realiza na próxima quinta-feira.

O ex-primeiro-ministro português foi designado como o único candidato recomendado pelo Conselho de Segurança para ocupar o cargo a partir de 01 de janeiro de 2017, sucedendo ao sul-coreano Ban Ki-moon.

Lusa

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11