sicnot

Perfil

País

Proteção Civil alerta para chuvas fortes na Madeira domingo e segunda-feira

(Arquivo)

REUTERS

O Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC) da Madeira alertou a população da ilha para a previsão da ocorrência de chuvas pontualmente fortes entre a madrugada de domingo e a tarde de segunda-feira.

"Associada à aproximação e passagem de um sistema depressionário, a norte do Arquipélago da Madeira, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva moderada e aguaceiros pontualmente fortes, acompanhados de trovoada, entre a madrugada de domingo e o princípio da tarde de segunda-feira", alerta o SRPC.

O SRPC diz ainda que "no mesmo período, aproximadamente, o vento será predominantemente de oeste e de sudoeste, moderado (15 a 35 quilómetros por hora) nas regiões de menor altitude e forte (35 a 55 quilómetros por hora), nas regiões montanhosas e nas zonas mais expostas ao vento, com rajadas que poderão ultrapassar os 80 quilómetros por hora".

O serviço refere, ainda, que associado ao vento forte, "prevê-se que na costa sul da ilha da Madeira e em Porto Santo, a altura significativa das ondas possa chegar a valores da ordem de três metros entre o fim da manhã de domingo e a tarde de segunda-feira".

Face a estas condições atmosféricas adversas, o SRPC recomenda a população a estar atenta aos avisos e recomendações das autoridades competentes, mantendo-se informado do evoluir da situação.

Lusa

  • BE diz que é urgente preparar o país para a saída do euro
    1:10

    País

    Catarina Martins diz que é urgente preparar o país para o cenário de saída do euro. No final da reunião da mesa nacional do Bloco de Esquerda, a coordenadora do partido criticou o encontro de líderes europeus em Roma e disse ainda que a Europa da convergência chegou ao fim.

  • "Mais UE não significa mais Europa"
    0:50

    País

    O secretário-geral do PCP insiste nas críticas à União Europeia. Um dia depois da comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma, Jerónimo de Sousa defendeu, no Seixal, que o modelo europeu está esgotado e prejudica vários países, incluindo Portugal.

  • Aplicação WhatsApp acusada de permitir conversas secretas entre terroristas
    1:45
  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
    Perdidos e Achados

    Perdidos e Achados

    SÁBADO NO JORNAL DA NOITE

    O Perdidos e Achados foi conhecer como eram as férias de outros tempos. Quando o Estado Novo controlava o lazer dos trabalhadores e criava a ilusão de um país exemplar. Na Costa de Caparica, onde é hoje o complexo do INATEL estava instalada a maior colónia de férias do país, chamava-se "Um Lugar ao Sol".