sicnot

Perfil

País

Riscos da Internet devem ser ensinados já no pré-escolar

© Carlo Allegri / Reuters

As crianças devem ser prevenidas dos riscos que incorrem na internet e nas redes sociais, já no pré-escolar, disse esta quarta-feira a psicóloga Dora Alvarez da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens em Risco.

"De facto, nós preparamos muito bem as nossas crianças para lidarem com estranhos, ensinamos desde pequeninos para não aceitarem doces, para não irem com estranhos, e não lhes ensinamos como lidar com as novas tecnologias", alertou a psicóloga no Encontro Nacional Anual das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) que reúne, desde segunda-feira, no Funchal, cerca de 650 técnicos de todo o país.

Dora Alvarez realçou ainda que as crianças e jovens tendem a aceitar os pedidos de amizade nas redes sociais, designadamente no Facebook, "e não se ensina que, muitas vezes, por detrás do que parece um adolescente também pode estar um agressor".

"Temos de começar pelo pré-escolar, pelo jardim-de-infância porque as crianças sabem manusear, desde muito cedo e muito melhor que os adultos, os 'tablets'", observou.

Esta técnica disse também que o grupo de trabalho defendeu a necessidade de sensibilizar e capacitar os pais para os perigos da internet porque "muitas vezes não têm consciência dos mesmos".

Dora Alvarez lembrou haver programas de apoio nas escolas e, particularmente, a Internet Segura.

O Encontro Anual encerra esta quarta-feira com a presença da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.