sicnot

Perfil

País

Portugueses são dos europeus que menos fazem voluntariado

(Arquivo)

SIC

Os portugueses são dos europeus que menos fazem voluntariado e, em 2012, eram um milhão, ou seja, 12% da população com mais de 15 anos tinha participado em trabalho voluntário, pelo menos uma vez, revela o INE.

O Inquérito Piloto ao Trabalho Voluntário 2012 integra a segunda edição da Conta Satélite da economia social, foi elaborada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e divulgada no Dia Internacional da Solidariedade Humana, que hoje se assinala.

De acordo com os resultados do inquérito, cerca de 11,5% da população residente com 15 ou mais anos tinha participado em, pelo menos, uma atividade formal ou informal de trabalho voluntário, representando 1,040 milhões de voluntários.

Com base no Inquérito Especial do Eurobarómetro para 2011, o INE salienta que, as taxas de voluntariado mais elevadas registam-se no norte da Europa, principalmente na Holanda, com 57% da população residente com 15 e mais anos a afirmar fazer voluntariado.

Ao contrário, os países da antiga Europa de Leste foram aqueles onde se observaram as taxas de voluntariado mais reduzidas.

"Portugal surgia em antepenúltimo lugar, relativamente distante da média da União Europeia (24%)", e somente a Bulgária e a Polónia tinham valores mais baixos de participação em ações de voluntariado, segundo a informação divulgada.

A posição portuguesa é explicada, "em parte, pela cultura de participação em atividades de trabalho voluntário e pelas condições socioeconómicas do país, observando-se alguma correlação entre o grau de desenvolvimento económico e a taxa de voluntariado dos países", segundo o INE.

Em 2012, "terão sido dedicadas 368,2 milhões de horas a trabalho voluntário" em Portugal e, tendo como referência o total de horas trabalhadas das Contas Nacionais portuguesas, concluiu-se que as horas dedicadas ao trabalho voluntário equivaliam a 4,3% do total de horas trabalhadas no país.

"Tal significa que, em média, a população total residente com 15 ou mais anos dedicou aproximadamente 29 horas por mês ao trabalho voluntário", salienta o INE.

Os cálculos do INE revelam que, com base no salário mínimo nacional, "o trabalho voluntário registava um valor de 1,014 mil milhões de euros, que correspondiam a 0,60% do PIB [Produto Interno Bruto] nacional em 2012".

Se a análise tiver em conta um "salário de apoio social", que reunia as remunerações médias das profissões equivalentes às atividades voluntárias mais frequentes, é obtido um valor intermédio de 1,6 mil milhões de euros, que correspondiam a quase 1% do PIB nacional.

O tipo de atividades desenvolvidas pelos voluntários em Portugal é diferente daquele observado na Europa e o INE destaca a maior relevância das atividades de apoio social e religião e a menor importância relativa do desporto, cultura, associações comunitárias, defesa de direitos e das organizações profissionais e sindicatos.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.