sicnot

Perfil

País

Mário Soares mantém evolução positiva estando ponderada redução do nível de cuidados

O antigo Presidente da República Mário Soares mantém "uma evolução clínica positiva", nomeadamente ao nível das funções cognitivas, estando a ser ponderada a redução do "nível de cuidados", informou hoje o Hospital da Cruz Vermelha.

Mário Soares foi internado na madrugada de dia 13 de dezembro, na unidade de cuidados intensivos daquela unidade hospitalar de Lisboa e de acordo com o boletim clínico do dia "mantém uma evolução bastante favorável, revelando uma significativa melhoria progressiva na autonomia e na comunicação".

De acordo com o porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata, o "quadro clínico favorável" do antigo chefe de Estado "ainda inspira muita cautela", mas está a ser" ponderada a redução do nível de cuidados que, no entanto, se vão manter adequados ao grau de recuperação funcional observada nas últimas 24 horas".

Segundo José Barata, o fundador do PS "vai continuar nos cuidados intensivos até que a sua situação clínica esteja totalmente estabilizada, e só nessa altura poderá ser transferido", escusando-se a revelar aos jornalistas se a mesma está ou não para breve.

"Não há ainda uma data, essa vai ser determinada e definida pelo corpo clínico do hospital que está a acompanhar o presidente Mário Soares", explicou José Barata.

De acordo com o porta-voz, "existe uma evolução clínica positiva", sendo que " o presidente Mário Soares mantém, designadamente, os níveis das suas funções cognitivas e também os parâmetros vitais e laboratoriais".

Questionado sobre o diagnóstico que levou o histórico socialista a este internamento, o porta-voz do hospital voltou a responder que este é confidencial e diz respeito apenas à família e a Mário Soares.

Lusa

  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.