sicnot

Perfil

País

Primeiro-ministro visita Índia em janeiro com passagem por Goa

O primeiro-ministro português, António Costa, vai visitar oficialmente a Índia entre 6 e 12 de janeiro, passando por Nova Deli e Goa, entre outras cidades, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano.

Em comunicado, publicado na terça-feira na sua página na internet, a diplomacia indiana refere que António Costa, que faz a visita de Estado a convite do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, deve fazer-se acompanhar por "vários ministros".

António Costa vai reunir-se com o seu homólogo indiano a 07 de janeiro, em Nova Deli, sendo esperados também encontros com o Presidente e o vice-presidente da Índia.

No mesmo comunicado lê-se ainda que, durante a visita de seis dias, devem ser assinados vários memorandos de entendimento, para impulsionar a agenda das relações entre Portugal e a Índia.

O primeiro-ministro português vai também participar em encontros empresariais e é o convidado de honra de um encontro anual dedicado à diáspora indiana em Bangalore (estado de Karnataka, no sul).

No dia 10, António Costa estará em Gandhinagar (capital do estado de Gujarat, oeste), para participar no Gujarat Global Summit. Trata-se de "um dos mais importantes eventos internacionais de negócios" que se realizam na Índia, segundo a página oficial do Gujarat Global Summit.

A etapa final da visita de António Costa, a 11 e 12 de janeiro, será em Goa, onde vai reunir-se com o governador e ministro-chefe e "também passar algum tempo no seu lugar ancestral", lê-se no comunicado, em referência às origens do primeiro-ministro.

António Costa é filho da jornalista Maria Antónia Palla e do escritor e técnico de publicidade Orlando Costa, que nasceu em Goa.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • A rã que brilha no escuro
    2:08
  • Indonésio encontrado dentro de cobra pitão

    Mundo

    Akbar Salubiro, de 25 anos, esteve perto de 24 horas desaparecido na remota ilha indonésia de Sulawesi. Acabou por ser encontrado um dia depois, no jardim da própria casa, dentro de uma pitão de 7 metros.

  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.