sicnot

Perfil

País

ASAE apreende 72 mil artigos contrafeitos de calçado desportivo no Tâmega e Sousa

Esta medida de protesto deve-se à situação sócio profissional dos trabalhadores da ASAE, com especial relevância para a ausência de um estatuto de carreira profissional. (Arquivo)

LUSA

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu em Amarante, Felgueiras e Lousada mais de 72.000 artigos contrafeitos de calçado desportivo, etiquetas e acessórios, foi esta sexta-feira anunciado.

Segundo um comunicado enviado à Lusa, a apreensão foi efetuada pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal e decorreu de nove mandados de busca em residências e fábricas daqueles concelhos.

Além dos artigos contrafeitos, a ASAE apreendeu 18 máquinas industriais e vários equipamentos informáticos, no valor global aproximado de 98.000 euros.

Os agentes constataram, "em flagrante delito, a produção de calçado desportivo contrafeito, tendo sido apreendidas todas as matérias-primas utilizadas, cunhos das marcas falsificados, moldes, máquinas industriais e o produto acabado, que já se encontrava devidamente acondicionado para venda"

Uma das unidades fabris procedia à impressão e estampagem de etiquetas.

"As fábricas situavam-se em imóveis residenciais e estavam totalmente ilegais, não possuindo qualquer tipo de licenciamento, pelo que integravam um evidente mercado paralelo", assinala-se no comunicado.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC