sicnot

Perfil

País

Mário Soares "estabilizado" mas em "situação muito crítica"

Situação clínica de Mário Soares mais estável do que ontem

O estado de saúde de Mário Soares está estabilizado, embora se mantenha em coma profundo, segundo o boletim clínico divulgado hoje pelo Hospital da Cruz Vermelha, onde está internado o antigo Presidente.

Última atualização às 12:35

"O estado de saúde do Presidente da República Mário Soares está estabilizado relativamente ao dia de ontem [quinta-feira], mantendo a equipa clínica que o acompanha a situação como muito crítica e com prognóstico reservado", disse o porta-voz do hospital, José Barata. Mário Soares continua em coma profundo e sem qualquer suporte técnico às funções vitais.

"Pode-se dizer que os sinais pelo menos estão numa situação normal, os sinais vitais. Isso permite dizer que a situação hoje está estabilizada e que está relativamente melhor que ontem", adiantou em resposta às questões dos jornalistas.

"Uma força da natureza"

Durante a manhã, em conversa com os jornalistas, o sobrinho de Mário Soares Eduardo Barroso descreveu-o como "uma força da natureza".

O sobrinho de Mário Soares, que também é médico, admitiu que já foi tomada a decisão de não usar qualquer máquina de suporte de vida.

"Há altura em que temos de saber parar, não ventilar, tomar decisões difíceis", disse, recorrendo à sua própria experiência enquanto médico. Ou seja, acrescentou, "não se vai fazer diálise, não se vai ventilar, não se vai fazer nada cardíaco" e "essa decisão está tomada". "Mas, neste momento, funciona tudo", sublinhou.

Segundo José Barata, nova informação clínica sobre o estado de saúde do antigo Presidente da República será emitida no sábado, às 12:00.

Internado desde o dia 13 de dezembro, o antigo Presidente fora transferido dia 22 dos Cuidados Intensivos para a "unidade de internamento em regime reservado" do Hospital da Cruz Vermelha, depois de sinais de melhoria do estado de saúde.

No entanto, no sábado, um agravamento súbito da situação clínica obrigou ao regresso do antigo chefe de Estado à Unidade dos Cuidados Intensivos.

Com Lusa

  • Mário Soares não será ligado a máquinas
    0:59

    País

    Eduardo Barroso passou esta manhã pelo Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde continua internado Mário Soares. O médico e sobrinho do antigo Presidente admitiu que a família e os médicos já tomaram a decisão de não usar qualquer máquina de suporte de vida. 

  • José Sócrates visitou Mário Soares

    País

    O ex-primeiro-ministro José Sócrates esteve esta quinta-feira no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, unidade de saúde onde o antigo chefe de Estado Mário Soares está internado desde dia 13, em coma profundo.

  • Mário Soares com "degradação dos sinais vitais"
    1:05

    País

    A situação clínica de Mário Soares agravou-se esta quinta-feira. O antigo Presidente da República permanece em coma profundo e em estado muito crítico. O porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha fala em "progressivo agravamento" e "degradação dos sinais vitais".

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Voaram tochas, engenhos pirotécnicos, garrafas na "batalha campal" de Bilbau
    1:39
  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Substituiria o seu café por bolotas?

    País

    Investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) desenvolveram um produto à base de bolotas para substituir o café, de forma a evitar os efeitos negativos que esta bebida pode ter nos consumidores.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00