sicnot

Perfil

País

Secretário de Estado das Comunidades visita portugueses feridos

O secretário de Estado das Comunidades já se encontra em Lyon, França, onde na manhã desta segunda-feira vai visitar os três portugueses feridos no despiste de um autocarro que provocou quatro mortos, disse à Lusa o governante.

José Luís Carneiro disse que a visita aos três feridos - dois adultos e uma criança - será o primeiro de um conjunto de contactos que irá realizar com vista a facilitar a vida aos sobreviventes do acidente.

O despiste de um autocarro na madrugada de hoje na Estrada Nacional 79, na direção Mâcon-Moulins, num troço da RCEA (Estrada Centro Europa e Atlântico), conhecida por ser uma estrada perigosa, provocou quatro mortos, três feridos graves e 25 ligeiros, que seguiam no autocarro a caminho de Genebra, Suíça.

Na viatura seguiam 32 passageiros. Quatro morreram, três estão hospitalizados e dos restantes 25, 15 já seguiram viagem para a Suíça.

Além da visita aos feridos que se encontram hospitalizados, José Luís Carneiro vai deslocar-se ao local onde se encontram as vítimas mortais para ajudar a que os corpos possam ser libertados pelas autoridades o mais rapidamente possível e, dessa forma, as famílias poderem quanto antes realizar o seu luto.

Está ainda previsto um encontro com as autoridades francesas, disse o secretário de Estado das Comunidades.

Em relação à identidade das vítimas, José Luís Carneiro disse que três são oriundos de Vila Nova de Foz Coa e que uma outra será da zona de Penafiel/Lousada.

O acidente aconteceu às 04:30 locais (03:30 em Lisboa) com um autocarro que partiu de Portugal a caminho da Suíça e se despistou a 230 quilómetros de Genebra, o destino final.

SMM (VP/ROC/LIL) // JMR

Lusa

  • Sessão solene no Parlamento e desfile popular nas celebrações do 25 de Abril

    País

    Os 43 anos da Revolução dos Cravos são hoje comemorados com a sessão solene no Parlamento e o tradicional desfile popular, tendo o Presidente da República escolhido o 25 de Abril para condecorar, a título póstumo, Francisco Sá Carneiro. A SIC Notícias acompanha esta manhã a sessão solene na Assembleia da República. Veja aqui em direto.

  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • ASAE encerra em média um restaurante por dia
    1:33
  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.