sicnot

Perfil

País

Jornalistas reúnem-se em Congresso após interregno de quase 20 anos

O quarto Congresso dos Jornalistas arranca hoje, depois de um hiato de quase 20 anos, sob o mote "Afirmar o jornalismo", contando com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de abertura. O evento, que tem lugar no cinema São Jorge, em Lisboa, decorre entre hoje e domingo.

A conferência inaugural contará com Michael Rezendes, jornalista norte-americano, com prémio Pulitzer de Serviço Público em 2003 pelo trabalho no The Boston Globe, enquanto orador convidado. Na sexta-feira será debatido durante manhã o estado do jornalismo, decorrendo uma mesa redonda de diretores de media.

À tarde, o ensino, o acesso à profissão e a formação profissional e a regulação, ética e deontologia serão os temas em destaque, culminando o dia com o lançamento do livro "Tudo por uma boa história", obra que incluiu relatos de 40 repórteres. No sábado, as condições de trabalho dos jornalistas, novos projetos, a viabilidade económica e os desafios do jornalismo e o jornalismo de proximidade e a profissão fora dos grandes centros são os assuntos em debate.

No domingo, último dia do congresso, que abordará o tema "afirmar o jornalismo, independência e credibilidade" e ainda as "assessorias", o encerramento, sob o mote "E agora?", irá reunir um painel de representantes dos acionistas dos órgãos de comunicação social, da tutela e das organizações representativas do setor.

A presidente da comissão organizadora do congresso, Maria Flor Pedroso, espera que o evento seja "um ponto de partida" para "começar qualquer coisa diferente", tendo considerado que "só se pode esperar aquilo que os jornalistas queiram que se reflita" no evento.

Ao contrário dos três congressos anteriores, o deste ano conta com as três organizações de jornalistas - Sindicato dos Jornalistas, Casa de Imprensa e Clube de Jornalistas -, o que para Maria Flor Pedroso é "uma novidade absoluta". Os três congressos anteriores tinham sido promovidos exclusivamente pelo Sindicato dos Jornalistas.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.