sicnot

Perfil

País

Comandos terão ignorado ordem de general para suspender curso 

O Comandante das Forças Terrestres garantiu à investigação sobre a morte dos comandos, em setembro, que mandou parar os exercícios horas depois da primeira morte, mas o treino continuou na manhã seguinte.

A informação é avançada pela imprensa de hoje, que refere que o general Faria Menezes relata numa carta entregue às autoridades judiciais que se dirigiu ao Campo de Tiro de Alcochete na noite da morte de Hugo Abreu e, quando soube do sucedido, mandou cancelar os exercícios da instrução da chamada Prova Zero, previstos para o dia seguinte, mas a ordem não foi cumprida.

A confirmar-se toda a informação, os militares responsáveis pela continuação da instrução incorrem no crime de insubordinação por desobediência previsto no Código de Justiça Militar, que prevê uma pena entre 1 a 4 anos de prisão.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.