sicnot

Perfil

País

Ministro do Planeamento inicia hoje visita ao Algarve com transportes na agenda

Ministro do Planeamento, Pedro Marques.

TIAGO PETINGA/ LUSA

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, inicia esta quinta-feira uma visita de dois dias ao Algarve, marcada pelo financiamento europeu a municípios do interior e pela apresentação de projetos relacionados com transportes aéreo, ferroviário e rodoviário.

A visita começa às 16:30, em Aljezur, onde Pedro Marques vai assistir à primeira de quatro cerimónias de assinatura de protocolos entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e municípios, para dotar as autarquias de Monchique, Vila do Bispo, Alcoutim e Aljezur de um "apoio adicional" de 2,6 milhões de euros no âmbito do quadro de apoio Portugal2020, revelou o gabinete do ministro.

Depois da assinatura do protocolo em Monchique, às 18:00, Pedro Marques janta com autarcas da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), em Portimão, e inicia o segundo dia da visita, na sexta-feira, em Monchique, com a assinatura do protocolo com a autarquia, às 09:30, segundo a agenda da deslocação divulgada pelo ministério.

Às 11:00, o governante vai estar na estação ferroviária de Portimão para anunciar a eletrificação da linha do Algarve, designadamente "dos troços entre Faro e Vila Real de Santo António e entre Tunes e Lagos", no âmbito do "plano de modernização Ferrovia 2020", revelou ainda o gabinete do governante, frisando que a intervenção será apresentada pelo presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, está orçada em 32 milhões de euros e deverá estar "concluída no terceiro trimestre de 2021".

Pedro Marques segue depois para Faro, onde vai fazer uma visita às obras de ampliação do terminal do aeroporto internacional, que começaram em julho passado, estão orçadas em 32,8 milhões de euros e vão ser apresentadas pelo presidente da ANA - Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão.

Olhão (15:05) e Tavira (16:30) são os pontos seguintes da visita do ministro do Planeamento, dedicados às obras de requalificação da Estrada Nacional (EN) 125 e à apresentação, no primeiro caso, dos estudos para a variante de Olhão e, no segundo, à identificação das intervenções prioritárias na EN 125, entre Olhão e Vila Real de Santo António.

A visita do governante ao Algarve termina às 17:45, em Alcoutim, com a participação na cerimónia de assinatura do protocolo para reforçar o financiamento europeu aos municípios do interior.

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.