sicnot

Perfil

País

Ministro do Planeamento inicia hoje visita ao Algarve com transportes na agenda

Ministro do Planeamento, Pedro Marques.

TIAGO PETINGA/ LUSA

O ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, inicia esta quinta-feira uma visita de dois dias ao Algarve, marcada pelo financiamento europeu a municípios do interior e pela apresentação de projetos relacionados com transportes aéreo, ferroviário e rodoviário.

A visita começa às 16:30, em Aljezur, onde Pedro Marques vai assistir à primeira de quatro cerimónias de assinatura de protocolos entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve e municípios, para dotar as autarquias de Monchique, Vila do Bispo, Alcoutim e Aljezur de um "apoio adicional" de 2,6 milhões de euros no âmbito do quadro de apoio Portugal2020, revelou o gabinete do ministro.

Depois da assinatura do protocolo em Monchique, às 18:00, Pedro Marques janta com autarcas da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), em Portimão, e inicia o segundo dia da visita, na sexta-feira, em Monchique, com a assinatura do protocolo com a autarquia, às 09:30, segundo a agenda da deslocação divulgada pelo ministério.

Às 11:00, o governante vai estar na estação ferroviária de Portimão para anunciar a eletrificação da linha do Algarve, designadamente "dos troços entre Faro e Vila Real de Santo António e entre Tunes e Lagos", no âmbito do "plano de modernização Ferrovia 2020", revelou ainda o gabinete do governante, frisando que a intervenção será apresentada pelo presidente da Infraestruturas de Portugal, António Laranjo, está orçada em 32 milhões de euros e deverá estar "concluída no terceiro trimestre de 2021".

Pedro Marques segue depois para Faro, onde vai fazer uma visita às obras de ampliação do terminal do aeroporto internacional, que começaram em julho passado, estão orçadas em 32,8 milhões de euros e vão ser apresentadas pelo presidente da ANA - Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão.

Olhão (15:05) e Tavira (16:30) são os pontos seguintes da visita do ministro do Planeamento, dedicados às obras de requalificação da Estrada Nacional (EN) 125 e à apresentação, no primeiro caso, dos estudos para a variante de Olhão e, no segundo, à identificação das intervenções prioritárias na EN 125, entre Olhão e Vila Real de Santo António.

A visita do governante ao Algarve termina às 17:45, em Alcoutim, com a participação na cerimónia de assinatura do protocolo para reforçar o financiamento europeu aos municípios do interior.

Lusa

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.