sicnot

Perfil

País

Portugal e EUA assinam acordo de cooperação sobre busca e salvamento marítimo

Portugal e os Estados Unidos fortaleceram esta quinta-feira a cooperação bilateral entre os dois países com a assinatura de um acordo sobre busca e salvamento marítimo. O acordo foi assinado na Fortaleza de São Julião da Barra, Oeiras, pelo ministro da Defesa, José Alberto Azeredo Lopes, e o embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Robert Sherman, que terminou a sua missão em Lisboa.

Com o acordo, os dois países pretendem "fortalecer a cooperação no domínio do salvamento marítimo e aéreo e reforçar a eficácia da assistência a pessoas em perigo", refere o documento, a que a agência Lusa teve acesso.

"Este acordo é um mecanismo para salvar vidas, que é o objetivo máximo de qualquer acordo de busca e salvamento bilateral ou multilateral", afirmou o diplomata norte-americano.A delimitação da região marítima de Busca e Salvamento, estabelecida com o acordo, abrange quase 1.900 milhas náuticas do Atlântico norte.

Os centros de coordenação de salvamento envolvidos vão ser o aéreo das Lajes e marítimo de Ponta Delgada (Região de Busca e Salvamento de Santa Maria), no arquipélago dos Açores, e o de Boston e de Norfolk, nos Estados Unidos.

"Este acordo de busca e salvamento marítimo e aéreo é mais um grande passo para fortalecer a relação de Portugal com os Estados Unidos da América e um passo de particular relevância para a segurança da nossa casa comum, um espaço que partilhamos há muito tempo, que é o Atlântico", disse o ministro da Defesa.Segundo o ministro, o acordo vai permitir "clarificar" as "responsabilidade mútuas em operações de busca e salvamento", incluindo a obrigação de troca de informação entre os dois países.

Lusa

  • Hoje o Primeiro Jornal está em Leiria
    1:13
  • Segunda vaga de incêndios queimou 28 mil hectares
    1:09

    País

    A segunda vaga de fogos que assolou o país queimou 28 mil hectares do território nacional, em apenas cinco dias. Segundo o Sistema Europeu de Incêndios, a área ardida equivale a quase três concelhos de Lisboa.

  • Bigode de Salvador Dalí está intacto, às "10 para as 10"

    Cultura

    O corpo do pintor surrealista catalão foi ontem exumado no Teatro-Museo de Figueres, por ordem de um tribunal de Madrid, para um exame de determinação de paternidade de Pilar Abel, que alega ser filha do artista. O pintor que morreu há 28 anos foi embalsamado e mumificado pelo que o corpo continua preservado e o famoso bigode levantado.

  • Mulher do primeiro-ministro japonês "é uma mulher fantástica mas não fala inglês"
    0:35

    Mundo

    O Presidente dos Estados Unidos falou pela primeira vez sobre o segundo encontro que manteve com Vladimir Putin, durante a Cimeira do G20, em Hamburgo. Donald Trump explica que a conversa com o Presidente russo resultou de uma troca de lugares durante um jantar. Trump ficou ao lado da mulher do primeiro-ministro japonês, que não saberia falar inglês, e Melania estava sentada ao pé do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26