sicnot

Perfil

País

Portugal e EUA assinam acordo de cooperação sobre busca e salvamento marítimo

Portugal e os Estados Unidos fortaleceram esta quinta-feira a cooperação bilateral entre os dois países com a assinatura de um acordo sobre busca e salvamento marítimo. O acordo foi assinado na Fortaleza de São Julião da Barra, Oeiras, pelo ministro da Defesa, José Alberto Azeredo Lopes, e o embaixador dos Estados Unidos em Portugal, Robert Sherman, que terminou a sua missão em Lisboa.

Com o acordo, os dois países pretendem "fortalecer a cooperação no domínio do salvamento marítimo e aéreo e reforçar a eficácia da assistência a pessoas em perigo", refere o documento, a que a agência Lusa teve acesso.

"Este acordo é um mecanismo para salvar vidas, que é o objetivo máximo de qualquer acordo de busca e salvamento bilateral ou multilateral", afirmou o diplomata norte-americano.A delimitação da região marítima de Busca e Salvamento, estabelecida com o acordo, abrange quase 1.900 milhas náuticas do Atlântico norte.

Os centros de coordenação de salvamento envolvidos vão ser o aéreo das Lajes e marítimo de Ponta Delgada (Região de Busca e Salvamento de Santa Maria), no arquipélago dos Açores, e o de Boston e de Norfolk, nos Estados Unidos.

"Este acordo de busca e salvamento marítimo e aéreo é mais um grande passo para fortalecer a relação de Portugal com os Estados Unidos da América e um passo de particular relevância para a segurança da nossa casa comum, um espaço que partilhamos há muito tempo, que é o Atlântico", disse o ministro da Defesa.Segundo o ministro, o acordo vai permitir "clarificar" as "responsabilidade mútuas em operações de busca e salvamento", incluindo a obrigação de troca de informação entre os dois países.

Lusa

  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos suburbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.