sicnot

Perfil

País

PSD escolhe os primeiros candidatos às autárquicas

RUI MINDERICO

O PSD aprovou esta terça-feira o primeiro lote de candidatos do partido às próximas eleições autárquicas. Ao todo, foram aprovados 46 nomes em reunião da Comissão Política Nacional.

Lisboa, Coimbra ou Oeiras são algumas das Câmaras em que os Sociais Democratas continuam sem candidato.

Entre os 46 nomes agora aprovados destacam-se Marco Almeida, oficializado como candidato do PSD a Sintra, embora com o estatuto de independente.

No Porto foi oficializado o nome de Álvaro Almeida e em Leiria a novidade é candidatura de Fernando Costa, vereador em Loures e antigo presidente da Câmara de Caldas da Rainha.

Já foram também confirmadas 13 recandidaturas de atuais presidentes de Câmara, uma lista que inclui Carlos Carreiras, em Cascais, e Almeida Henriques, em Viseu.

Até ao final de março terão ainda de ser aprovados mais de 260 dos candidatos do PSD à presidência das 308 Câmaras do país.

  • Candidato da CDU não exclui coligação com o PS pós-autárquicas
    1:53

    País

    João Ferreira não afasta a possibilidade de se coligar com o PS à Câmara de Lisboa pós-eleição. Em entrevista à SIC Notícias esta sexta-feira, o candidato da CDU à autarquia critica os últimos anos de gestão socialista. João Ferreira diz que é preciso esperar pelos resultados eleitorais para tomar uma decisão.

  • Autárquicas em Lisboa. Cristas critica Passos
    1:05

    País

    Juntos seriam mais fortes. A líder do CDS diz que se perdeu uma "boa oportunidade" para tirar Fernando Medina do poder. Cristas reagia ao facto do PSD não apoiar a sua candidatura a Lisboa e lamentou ter conhecido a decisão pela comunicação social: "seria natural ter sabido de viva voz".

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.