sicnot

Perfil

País

Registadas 210 ocorrências pela Proteção Civil, a mais significativa em Ílhavo

M\303\201RIO CRUZ

A Proteção Civil registou entre as 20:00 de quarta-feira e as 21:00 desta quinta-feira 210 ocorrências, sendo a mais significativa em Ílhavo, Aveiro, onde quatro pessoas foram arrastadas por uma onda e uma permanece desaparecida.

Até às 21:00, foram registadas "cerca de 210 ocorrências com destaque para uma ocorrência mais significativa no concelho de Ílhavo, no distrito de Aveiro, quando quatro pessoas que se deslocavam junto à costa foram atingidas por uma onda", disse à Lusa o adjunto Marco Martins, adjunto-nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Segundo o adjunto da Proteção Civil Marco Martins, três pessoas foram resgatadas em estado de hipotermia e assistidas pelos bombeiros e o INEM presentes no local e uma quarta pessoa permanece desaparecida.

"Estão a fazer buscas para a tentar encontrar", disse, às 21:00.Nas declarações à Lusa, o adjunto Marco Martins voltou a reforçar o alerta à população para que cumpram na "íntegra as recomendações da Proteção Civil, das forças de segurança e da Polícia Marítima".

"Nós, ao longo do dia, temos dado nota que as pessoas tinham estado a cumprir integralmente as medidas de autoproteção, não se registando qualquer vítima durante um período de 24 horas, e de um momento para o outro quatro pessoas que não cumpriram com as medidas de autoproteção, expuseram ao risco e acabaram por ser atingidas por um onda", lamentou.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil ativou o estado de alerta especial de nível azul.Todos os distritos do litoral estão hoje com avisos amarelos, laranja ou vermelhos devido ao vento, à agitação marítima ou à chuva.

O mau tempo atingiu primeiro as ilhas dos Açores, já na quarta-feira, mas não foram registadas ocorrências significativas pela Proteção Civil.

O estado de alerta especial de nível azul refere-se à necessidade de os agentes de proteção civil reforçarem os meios de primeira intervenção, destinando-se apenas a estes agentes e não à população em geral, de forma a melhorar a eficiência do sistema.

Lusa

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Jovens impedidas de embarcar de leggings

    Mundo

    A moda das calças-elásticas-super-justas volta a fazer estragos. Desta vez nos EUA onde duas adolescentes foram impedidas de embarcar num voo da United Airlines devido à indumentária, que não cumpria com as regras dos tripulantes ou acompanhantes da companhia aérea norte-americana.

    Manuela Vicêncio

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • O pedido de desculpas de Dijsselbloem
    2:12

    Mundo

    O Governo português continua a mostrar a indignação que diz sentir perante as declarações do presidente do Eurogrupo. O ministro dos Negócios Estrangeiros português garante que com Dijsselbloem "não há conversa possível". Jeroen Dijsselbloem começou por recusar pedir desculpa mas depois cedeu perante a onda de indignação.

  • A primeira vez do Sr. Árbitro
    12:41