sicnot

Perfil

País

Desabou parte do teto da Sé Catedral de Viana do Castelo devido ao mau tempo

Parte do teto da Sé de Viana do Castelo desabou nos últimos dias, disse esta terça-feira o padre responsável pelo templo, que atribuiu a ocorrência ao mau tempo e ao facto de não se ter concluído uma reabilitação iniciada em 2014.

CM Viana do Castelo

Em declarações à agência Lusa, o padre Armando Dias contou que "as portas e janelas das torres rebentaram com o mau tempo dos últimos dias, a chuva entrou, escorreu e fez cair parte do teto, em gesso pintado, do batistério".

O padre adiantou ter "reportado o caso, através de um ofício enviado à Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), responsável pela reabilitação do templo no âmbito do projeto Rota das Catedrais no Norte", com comparticipação do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).

"A primeira empreitada não foi concluída, tendo passado bastante tempo desde o seu início e apesar dos alertas que fiz para a fragilidade das portas e janelas das torres", sustentou.

O pároco referiu que "técnicos da DRCN vão hoje deslocar-se à Sé para avaliar a situação".

A intervenção naquele templo foi iniciada em novembro de 2014 e previa quatro fases, num investimento global de "mais de meio milhão de euros".

Na altura, à Lusa o pároco adiantou que as obras começaram "com a recuperação dos altares de Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora dos Artistas", um investimento superior a 25 mil euros.

Em 2015 avançou "a reabilitação das torres e fachadas da Sé, empreitada orçada em mais de 127 mil euros".

As fases seguintes, segundo o pároco da Sé, contemplavam, entre outras intervenções "a criação de um núcleo museológico nas salas inferiores da Sé".

A Sé Catedral de Viana do Castelo é uma construção do Século XV, de estilo românico, classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1953.

O projeto a "Rota das Catedrais a Norte", segundo consta da página da DRCN na internet, tem como objetivo "permitir uma leitura integrada daquele património, numa dupla vertente: por um lado, apostando na investigação e recuperação do edificado e, por outro, divulgando, valorizando, potencializando o desenvolvimento económico e social dos territórios".

Lusa

  • O tempo para hoje
    0:27

    País

    Céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do início da manhã. Períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros fracos e que serão de neve acima de 1000/1200 metros na região Norte e acima de 1400 metros na região Centro. 

  • Vento arranca telhado em Vagos
    1:23

    País

    O vento arrancou o telhado de uma casa, esta madrugada em Vagos. A Protecção Civil fala num fenómeno extremo que terá durado apenas cerca de um minuto. A estrutura acabou por atingir o telhado de outra casa e deixou danos também num carro, mas ninguém ficou ferido.

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.